JUL surge para dar resposta à necessidade de competitividade portuária no ‘hinterland’

Logística, Marítimo Comentários fechados em JUL surge para dar resposta à necessidade de competitividade portuária no ‘hinterland’ 245
Tempo de Leitura: 2 minutos

«A nossa Janela Única Logística (JUL) é a evolução da já existente JUP. Qual é a grande diferença? Enquanto a JUP estava muito focada no porto e no navio, daquilo que se passava dentro da comunidade portuária, a JUL é o próximo passo», começou por explicar José Manuel Dias, Director de Sistemas, Planificação e Comunicação da APS, ao programa radiofónico da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), emitido na rádio M24.

Segundo piloto da JUL arrancou em Sines

Depois de um primeiro projecto-piloto, lançado em Abril deste ano nos portos da região Autónoma da Madeira (vocacionado para a gestão das escalas de navios nos portos sob administração da APRAM), a JUL arrancou, no final de Setembro, um segundo piloto, agora no Porto de Sines. A nova plataforma será, gradualmente, disseminada aos restantes portos nacionais. O projecto, recorde-se, é desenvolvido pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e pela Associação dos Portos de Portugal (APP).

Competitividade dos portos está ligada «ao que se passa no hinterland»

Ora, qual a razão deste alargamento do espectro da JUP ao hinterland? «Porque hoje em dia, a competitividade dos portos tem muito a ver, não apenas com os seus movimentos de navios mas também com o que se passa no seu hinterland», explicou José Manuel Dias. «A competitividade dos portos está ligada à forma como agem e como conseguem ser ágeis no relacionamento com os clientes que estão no interior», aprofundou.

«A JUL é um instrumento que nos vais permitir – entre todos os portos nacionais – de uma forma concertada e harmonizada, ter estas funcionalidades que nos permitem maior agilidade naquilo que é o nosso hinterland, portos secos, zonas onde as mercadorias (quer de importação quer de  exportação), vão tocar naquilo que é o nó logístico», acrescentou ainda o Director de Sistemas, Planificação e Comunicação da APS.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com