
JUL surge para dar resposta à necessidade de competitividade portuária no ‘hinterland’
Logística, Marítimo 11 Outubro, 2019 Comentários fechados em JUL surge para dar resposta à necessidade de competitividade portuária no ‘hinterland’ 441«A nossa Janela Única Logística (JUL) é a evolução da já existente JUP. Qual é a grande diferença? Enquanto a JUP estava muito focada no porto e no navio, daquilo que se passava dentro da comunidade portuária, a JUL é o próximo passo», começou por explicar José Manuel Dias, Director de Sistemas, Planificação e Comunicação da APS, ao programa radiofónico da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), emitido na rádio M24.
Segundo piloto da JUL arrancou em Sines
Depois de um primeiro projecto-piloto, lançado em Abril deste ano nos portos da região Autónoma da Madeira (vocacionado para a gestão das escalas de navios nos portos sob administração da APRAM), a JUL arrancou, no final de Setembro, um segundo piloto, agora no Porto de Sines. A nova plataforma será, gradualmente, disseminada aos restantes portos nacionais. O projecto, recorde-se, é desenvolvido pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e pela Associação dos Portos de Portugal (APP).
Competitividade dos portos está ligada «ao que se passa no hinterland»
Ora, qual a razão deste alargamento do espectro da JUP ao hinterland? «Porque hoje em dia, a competitividade dos portos tem muito a ver, não apenas com os seus movimentos de navios mas também com o que se passa no seu hinterland», explicou José Manuel Dias. «A competitividade dos portos está ligada à forma como agem e como conseguem ser ágeis no relacionamento com os clientes que estão no interior», aprofundou.
«A JUL é um instrumento que nos vais permitir – entre todos os portos nacionais – de uma forma concertada e harmonizada, ter estas funcionalidades que nos permitem maior agilidade naquilo que é o nosso hinterland, portos secos, zonas onde as mercadorias (quer de importação quer de exportação), vão tocar naquilo que é o nó logístico», acrescentou ainda o Director de Sistemas, Planificação e Comunicação da APS.