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Jungheinrich automatiza abastecimento de produção de motores na Audi Hungaria

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A Jungheinrich está a automatizar o abastecimento de materiais para a produção de motores da Audi, em Györ, na Hungria.

Para esta finalidade, explicou a empresa especialista em Intralogística, estão a ser utilizados seis reboques sem condutor EZS 350a. Numa rota com 1.000 metros, os reboques automatizados fazem um total de 57 paragens, em diferentes áreas da produção – 50 delas ao longo da linha de montagem.

Equipados com tecnologia de navegação moderna e componentes de segurança, os reboques automáticos permitem automatizar transportes de rotina na produção de motores de forma fiável e segura. Ao longo de um percurso de 1.000 metros, os reboques automatizados deverão ser usados numa operação mista com equipamentos industriais manuais em três turnos, sete dias por semana.

Jungheinrich: EZS 350a pode transportar até 5.000 kg de peças

A cada viagem, um EZS 350a pode transportar até 5.000 kg de peças diferentes para a montagem de motores. Para este fim estão a ser usados diferentes modelos de reboque que são carregados manualmente com cargas completas em três estações. Depois, os reboques seguem de forma autónoma pela área de montagem e são descarregados nas várias paragens. Na volta, transportam recipientes da produção de volta à área de logística.

A Audi Hungaria desenvolve e produz tecnologia de accionamento para o Audi AG e outras marcas do Grupo VW. Desde a sua fundação em 1993, já foram produzidos nesta fábrica mais de 39 milhões de motores. «A Audi Hungaria é a maior unidade de produção de accionamentos do mundo e o fornecedor central de muitas marcas do Grupo Volkswagen», vincou Robert Buttenhauser, Board Member for Production Drives da Audi Hungaria.

«É por isso que somos obrigados a usar as tecnologias mais recentes e estamos constantemente a trabalhar em melhorias de eficiência e optimização de processos. Aqui, promovemos tanto a produção ‘inteligente’ quanto a logística ‘inteligente’. Nesse contexto, a automação dos nossos processos logísticos é um passo importante que contribui para aumentar a nossa competitividade através de uma maior eficiência», sublinhou Buttenhauser.

«Projecto complexo»: automação testada «em andamento»

«O comissionamento da solução de automação ocorreu com as operações de produção em andamento. Isto tornou o projecto complexo», explicou John Erkenbrecher, responsável pelas vendas técnicas da Jungheinrich Logistiksysteme. «A integração é implementada como um sistema autónomo com uma aplicação de reboque especial e um interface gráfico do utilizador para a gestão de horários. As ordens de trânsito são atribuídas através do Interface Logístico da Jungheinrich, que regista os códigos de barras dos reboques, usando scanners manuais integrados no sistema.

«O sistema está integrado no panorama global da Audi através da Audi Traffic Control Interface, que é usado para controlar periféricos externos, como semáforos e portões de protecção contra incêndio», acrescentou. A Jungheinrich projectou o sistema de forma a que o EZS 350a pudesse ser facilmente integrado no panorama de rede e IT existente em cada cliente. Por exemplo, a estrutura WLAN existente pode ser usada para comunicação com os equipamentos de movimentação. Se um sistema anfitrião existente, como o Jungheinrich WMS ou outro sistema WMS/ERP, for usado, o equipamento de movimentação sem condutor (AGV) pode conectar-se a esse sistema através do Interface Logístico da Jungheinrich.

O EZS 350a tem um sistema próprio de orientação por meio de navegação a laser. Para isto, reflectores são fixados em objectos adequados presentes ao longo do percurso, como estantes, colunas e paredes ou marcos naturais. Isso permite posicionar os veículos nas estações pré-definidas, com precisão milimétrica. O modelo é accionado por um motor de corrente trifásica de 24 V. O motor não necessita de manutenção e é particularmente eficiente em termos de energia. Está disponível com a moderna tecnologia de iões de lítio, que garante tempos de carregamento rápidos.

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