K Line aposta nos ‘papagaios inteligentes’ da Airseas para reduzir emissões de CO2

Marítimo Comentários fechados em K Line aposta nos ‘papagaios inteligentes’ da Airseas para reduzir emissões de CO2 316
Tempo de Leitura: 2 minutos

A transportadora marítima japonesa K Line (que integra a aliança ONE) assinou, durante a feira Nor-Shipping 2019, um importante acordo com a companhia francesa Airseas (subsidiária da Airbus), que é famosa por desenvolver, entre vários protótipos, papagaios automatizados para navios.

SeaWing e K Line firmam acordo para os próximos 20 anos

Nos termos do acordo (que vigorará durante 20 anos), assinado no passado dia 6 de Junho, prevê-se que a Airseas construa e instale um dos seus modelos SeaWing (equipamento que consiste em um ‘papagaio inteligente’ instalado nos navios e que opera de forma autónoma para auxiliar a navegação) em um dos navios do armador nipónico. A K Line projecta encomendar, neste período, cerca de 50 ‘papagaios inteligentes’.

Tida como uma forma ecológica de rebocar os navios, acção do SeaWing poderá, esperam as duas entidades, providenciar um corte de 20% nas emissões de CO2 dos navios da transportadora. O acordo chega dois anos após o arranque das negociações entre as duas partes e foi acelerado com o aproximar da data que marcará o início das novas regulamentações da IMO sobre o índice de enxofre presente nas emissões dos navios.

K Line apostada em «aproveitar a energia do vento» para respeitar limites da IMO

«Aproveitar a energia do vento é a maneira mais limpa e competitiva de reduzir os níveis de CO2», comentou a K Line, na ressaca da confirmação do acordo com a Airseas. De acordo com a empresa, o SeaWing reduz o impacto ambiental de uma embarcação ‘Capesize’ (navios cujo tamanho impede a sua passagem pelos canais do Suez e do Panamá) em 5.200 toneladas de CO2 por ano, dependendo da rota do navio. Tal ajudaria a K Line a atingir sua meta de reduzir pela metade as emissões de CO2 até 2050.

Foto: Airseas

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com