Kerry Logistics liderará construção do novo porto de contentores na Geórgia

Logística, Marítimo Comentários fechados em Kerry Logistics liderará construção do novo porto de contentores na Geórgia 255
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Kerry Logistics, companhia especializada em Logística e com sede em Hong Kong, assinou um acordo para construir um terceiro porto de contentores na Geórgia, junto ao Mar Negro.

A empresa revelou, no passado dia 9, ter firmado um memorando de entendimento com a Globalink e a georgiana a Anaklia City JSC para desenvolver o Porto de Anaklia e a adjacente zona económica especial.



Sector portuário georgiano em corrida a três

O desenvolvimento transformará a concorrência no sector portuário da Geórgia numa corrida a três, disputada entre a Anaklia, as instalações da APM Terminals no Porto de Poti e o terminal de contentores localizado em Batumi, cujo controlo pertence à International Container Terminal Services (ICTSI).

De acordo com dados compilados pela consultora de navegação Informall, os contentores carregados em portos georgianos cresceram 17,5% em 2017, atingindo um total de 230 mil TEU, com grande parte dos louros a serem da responsabilidade do Porto de Poti. No ano passado, a sua taxa de transferência cresceu 16%, fazendo do terminal de Poti o segundo maior no Mar Negro.

Novo porto será o primeiro com capacidade para receber navios de 10 mil TEU

Neste contexto de crescimento acentua-se a rivalidade entre as três potências georgianas do sector – a Anaklia pretende acompanhar o progresso (recorde-se que a APM Terminals tem também planos para expandir a capacidade em Poti para 1 milhão de TEU), plasmando essa ambição na parceria agora firmada com a Kerry Logistics.

A Kerry Logistics adiantou, juntamente com as autoridades portuárias nacionais, que o novo porto deverá estar em funcionamento antes do término de 2020 e será estruturado com conexões ferroviárias e rodoviárias às redes de infra-estrutura da Geórgia e dos países vizinhos. O novo porto será, referem, o primeiro de águas profundas na Geórgia, capaz de receber navios com capacidades máximas de 10 mil TEU, assim suprindo necessidades dos vários tipos de carga, desde «contentores, granéis sólidos, granéis líquidos e outros tipos até».

Anaklia como «importante portal de carga na região do Cáucaso»

«Anaklia é um importante portal de carga na região do Cáucaso», começou por explicar Edwardo Erni, director da China e do Norte da Ásia na Kerry Logistics.

«Com o histórico comprovado da Globalink no mercado georgiano e nossa ampla rede de frete multi-modal em toda a Eurásia, estamos empenhados em criar soluções inovadoras para facilitar a construção do Porto de Anaklia, tornando-o um centro logístico de sucesso para a região, com logística integrada, via marítima, e serviços rodoviários marítimos», acrescentou, ao comentar a parceria.

«Com o Porto de Anaklia e a Zona Económica de Anaklia, estamos a estabelecer uma plataforma de logística, comércio e negócios de última geração que desempenhará um papel fundamental no aumento da conectividade da Geórgia, uma vez que está posicionada ao longo da rota mais curta da China para a Europa através do Corredor Intermédio, afirmou Ketevan Bochorishvili, CEO da Anaklia City JSC.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com