Kitack Lim (IMO): marítimos devem ser considerados «chave» em contexto de pandemia

Marítimo Comentários fechados em Kitack Lim (IMO): marítimos devem ser considerados «chave» em contexto de pandemia 417
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim, instou as Nações Unidas a pedirem aos governos que estes declarem os marítimos, staff portuário e outros trabalhadores ligados ao sector marítimo como elementos «chave» no contexto da pandemia COVID-19. Kitack Lim fez o apelo durante uma reunião ocorrida na Quinta-feira, que juntou, em vídeo-conferência, representantes da ONU e próprio Secretário-Geral, António Guterres.

kitack Lim IMO secretario geralA reunião, feita para debater o contexto pandémico e os efeitos da disseminação do vírus a nível global, serviu também para Kitack Lim destacar a importância e o bem-estar dos trabalhadores marítimos no eficiente funcionamento da cadeia logística global. O Secretário-Geral da IMO frisou que os marítimos estão na linha da frente da luta contra o COVID-19, sendo essenciais para que os bens essenciais cheguem ao seus destinos.

Lim chamou a atenção para as proibições de viagens e restrições às mudanças de tripulação impostas pelos governos devido à pandemia, bem como os impactos dessas restrições no fluxo de mercadorias, incluindo itens críticos como produtos farmacêuticos, equipamentos médicos e suprimento de alimentos. O apelo da IMO chega numa altura em que o sector do Shipping pede que os governos mantenham abertas as cadeias de transporte e fornecimento e concedam isenções especiais de viagens aos marítimos em resposta à pandemia do COVID-19.

No início desta semana, a Câmara Internacional da Marinha Mercante (ICS) e a Associação Internacional de Portos (IAPH) convocaram os líderes do governo do G20 a apoiar o sector marítimo e as cadeias de fornecimento globais. A carta também pedia, também, que as equipas marítimas fossem classificadas como «chave» em contexto de pandemia. «Garantir que os marítimos possam viajar sem restrições indevidas será essencial para manter o fluxo de alimentos, remédios e mercadorias essenciais para os países que mais precisam», vincou o Secretário-Geral da ICS, Guy Platten.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com