
Klog firma parcerias para intensificar frequência ferroviária na ligação com a Catalunha
Empresas, Logística, Terrestre 29 Dezembro, 2020 Comentários fechados em Klog firma parcerias para intensificar frequência ferroviária na ligação com a Catalunha 713A empresa lusa Klog intensificou a colaboração com as empresas ferroviárias Captrain, Transfesa e também com a compatriota Takargo, a fim de acrescentar uma nova frequência à sua linha com a Catalunha, passando o serviço a ter, não três, mas quatro ligações semanais.
Klog aposta no modal shift com reforço do serviço ferroviário
Trata-se de uma operação ferroviária iniciada há sete anos, e que, até o momento, permitiu a retirada de 50 mil camiões da estrada, acompanhada de uma redução de 30% nas emissões de CO2. «Estamos especialmente orgulhosos por continuarmos com o nosso plano de expansão do corredor, apesar do período incerto que estamos actualmente a atravessar», destacou a Klog, citada pela imprensa espanhola.
A nova frequência inclui o aumento na extensão dos comboios operados, com 550 metros de extensão e 35 horários por cada sentido, que passam a ter uma capacidade semanal de e para a Catalunha de 280 cargas completas por semana. Com um investimento superior a sete milhões de euros, o actual serviço ferroviário permite um transit time equivalente ao oferecido pela opção da auto-estrada, ou seja, cerca de 48 horas.
Por outro lado, outras vantagens incluem o aumento de 30% na capacidade de carga transportado ao ano, com a possibilidade de transportar 4.000 cargas adicionais anualmente e fazer mais de 400 ligações ferroviárias por ano, segundo dados da Klog. «Permitiu-nos também alargar o corredor a uma carteira de clientes mais alargada, tornando-o ainda mais diversificado, multi-cliente e multi-produto», acrescentou a empresa.
Maior conectividade tendo a Catalunha com hub
Desta forma, a conectividade de Portugal com a Europa será aumentada tendo a Catalunha como hub, com serviços ferroviários de alta frequência e tempos de trânsito em linha com a auto-estrada, com quatro ou cinco dias de Portugal para a Europa Central e Oriental, para além da expansão no sul da França e no mercado italiano. «É importante destacar que o índice de confiabilidade desse transporte nos últimos sete anos atingiu níveis de desempenho acima de 98%”, afirmou a empresa, que enalteceu a continuidade da aposta na intermodalidade.
Fonte: El Mercantil