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Knorr-Bremse apresenta protótipo de camião autónomo

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A Knorr-Bremse, fabricante de sistemas de travagem para ferrovia e veículos comercias baseada em Munique, na Alemanha, anunciou que irá apresentar na IAA 2018, em Hanonover, um protótipo de camião autónomo.



A empresa afirma vir a mostrar formas «extremamente eficientes» de tornar os sistemas automatizados à prova de falhas, tornando possível a sua circulação quer em auto-estrada, como noutro tipo de traçado, e que o mesmo, poderá inclusive, executar sem dificuldade as sempre difíceis manobras de ultrapassagem.

“Nos próximos anos, veremos uma mudança gradual de sistemas de assistência ao motorista cada vez mais versáteis que conduzirão a uma condução cada vez mais automatizada, libertando assim o motorista para executar outro tipo de tarefas ou até mesmo descansar um pouco. A chave para a engenharia de tais sistemas é uma compreensão profunda da dinâmica dos veículos comerciais, que são muito mais complexas do que no caso dos carros. Os milhões de ABS, EBS, ESP, travões de emergência e sistemas de alerta de saída de faixa que temos no campo são o testemunho da nossa experiência nesta área e formam a base para alavancar o potencial que existe em sistemas de assistência ao motorista e condução automatizada», afirmou Peter Laier, membro do Conselho Executivo da Knorr-Bremse AG responsável pela divisão de Sistemas de Veículos Comerciais.

Já Jürgen Steinberger, membro do Conselho de Administração da Knorr-Bremse Commercial Vehicle Systems, e responsável pela área de condução automatizada afirma que «na IAA, demonstraremos o nosso domínio de todas as três dimensões de funções de condução autónoma – reconhecimento ambiental, tomada de decisão e actuação. Outro aspecto decisivo é um conceito de redundância inteligente: quando o veículo assume o controlo, tudo deverá ser pensado de forma a que o veículo não possa ficar fora de controlo mesmo se um subsistema electrónico falhar. Duplicar simplesmente os componentes críticos, como originalmente exigido, não é de todo viável, portanto na IAA iremos demonstrar como um sistema de travões moderno pode substituir temporariamente a direcção».

O protótipo de camião que será exposto no IAA 2018 representa, segundo a empresa, o ‘estado de arte’ actual no desenvolvimento de uma condução altamente automatizada que a Knorr-Bremse tem vindo a impulsionar activamente», indo as soluções apresentadas «muito além da travagem integrada e da actuação na direcção».

Redundância: O verdadeiro desafio por trás da automação

Uma questão inerente à condução autónoma está mesmo em como tornar um veículo à prova de falhas, de maneira económica e fiável, e é ai que a a Knorr-Bremse promete vir a actuar, garantindo ter o know-how necessário relacionado com veículos para que, uma falha no sistema de direcção possa ser compensada com a instalação de um conjunto de redundâncias, ao mesmo tempo que monitoriza constantemente a prontidão operacional dos vários sistemas, deixando ao motorista, outro tipo de tarefas enquanto o veículo se conduz por ele próprio.



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