Korean Register aposta no conceito de ‘gémeo digital’ para criar simuladores de realidade virtual

Marítimo Comentários fechados em Korean Register aposta no conceito de ‘gémeo digital’ para criar simuladores de realidade virtual 484
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo a Revista Cargo apurou junto de André Duro, a Sociedade classificadora Korean Register (KR) desenvolveu um treino de simulação em Realidade Virtual, baseado na tecnologia de ligação e utilização do modelo de navio 3D, desenvolvido em cooperação com as principais construtoras navais e companhias marítimas da Coreia do Sul.

Korean Register na vanguarda da transformação digital com conceito de ‘gémeo digital’

Este conceito inovador de ‘gémeo digital’ (que a Revista Cargo já abordou) dá os primeiros passos na indústria marítima e a Coreia do Sul encontra-se na vanguarda da sua aplicação, para extrair as suas potencialidades na maximização das eficiências operacionais no âmbito da navegação, combinando os dados gerados durante o ciclo de vida do navio com o modelo digital 3D do  mesmo. Este conceito, explicita a revista ‘Hansa International Maritime Journal’ na sua última edição, suporta um fluxo de trabalho contínuo e reduz os custos de produção no estágio de produção do navio.

Este progresso digital coloca a KR a utilizar actualmente os dados de desempenho para fornecer orientação sobre factores de risco operacionais identificados obtidos usando uma réplica digital 3D. A sociedade coreana, adiantou a publicação, encontra-se igualmente a expandir a aplicação desse conceito de ‘gémeo digital’ por via da introdução de um simulador de treino baseado em realidade virtual com recurso a uma réplica do navio.

Simulador de realidade virtual permite aperfeiçoar competências e reforçar a segurança marítima

A KR tem sido uma das pioneiras neste campo tecnológico: desde 2014 que a sociedade empreende esforços no sentido de desenvolver sistemas de aplicação baseados na realidade virtual, incluindo um simulador de treino de inspecção de navios e um simulador de treino de segurança de tripulantes.

O simulador de treino para inspecção de navios permite que um inspector de navios aumente o seu conhecimento dos regulamentos de segurança e que topógrafos experientes testem os seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de navios presentes num ambiente de navio virtual. Já o simulador de treino para tripulação permite criar um cenário de teste das competências em situações de emergência.

Aprenda mais sobre o conceito de ‘gémeo digital’:

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com