Lançado concurso público para construção de cais acostável no Porto de Aveiro

Marítimo Comentários fechados em Lançado concurso público para construção de cais acostável no Porto de Aveiro 677
Tempo de Leitura: 2 minutos

No passado dia 22 de Julho foi publicado em Diário da República e também no Jornal Oficial da União Europeia o anúncio do concurso público internacional para a construção de um cais acostável de navios no Porto de Aveiro. O cais destina-se a servir a Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore da ASM Industries, uma sub-holding da A. Silva Matos, unidade situada no Porto de Aveiro.

O preço base do procedimento é de 7.380.000.00 euros, tendo sido fixado o prazo máximo de execução de 330 dias. Os interessados poderão apresentar propostas até às 19 horas do dia 30 de Agosto de 2019, sendo obrigados a mantê-las pelo prazo mínimo de 90 dias a contar do termo do prazo para a respectiva apresentação. A assinatura do contrato de concessão para a construção e instalação da unidade remonta a Novembro de 2017.

Como explicou a administração do porto, «o contrato então assinado integra-se na Estratégia do Governo para o Aumento da Competitividade Portuária- Horizonte 2026 que o Ministério do Mar lançou em 2016, sendo um projecto estratégico para a concretização de um Cluster Nacional de Energias Renováveis Offshore». A nova unidade produtiva, que já se encontra em funcionamento, representa um investimento de 29 milhões de euros, destinando-se à produção de torres eólicas, peças de transição e fundações offshore. Gerará a criação de 105 postos de trabalho.

A localização do Porto de Aveiro e a possibilidade de usufruir de um cais de uso privativo são trunfos relevantes, sabendo-se que devido às dimensões e peso destes elementos os custos logísticos representam, aproximadamente, 20% do custo no caso de um aerogerador. Torna-se factor crucial, frisou a APA, a localização num porto, «permitindo eliminar o custo de transferência entre o local de fabrico e o ponto de embarque para efectuar o transporte até ao local da instalação».

O Processo de Concurso encontra-se disponível, na plataforma electrónica, bem como na sede da APA – Administração do Porto de Aveiro, onde pode ser consultado, durante os dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com