ferrovia IP

Lançados concursos para estudos e projectos visando a Modernização da Linha do Alentejo

Terrestre Comentários fechados em Lançados concursos para estudos e projectos visando a Modernização da Linha do Alentejo 470
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Infraestruturas de Portugal (IP) fez publicar em Diário da República dois concursos públicos para o desenvolvimento dos Projectos e Estudos para a Modernização da Linha do Alentejo. O investimento na Modernização da Linha do Alentejo integra o Plano Nacional de Investimentos PNI2030, prevendo a duplicação do troço Poceirão-Bombel e a requalificação e electrificação do troço Casa Branca e Beja.

«Com este objectivo, foram publicados na passada semana os concursos públicos para a elaboração dos estudos e projectos necessários tendo em vista a Modernização do troço entre Casa Branca e Beja e o estudo da execução de uma Ligação Ferroviária ao Aeroporto de Beja e o concurso para a elaboração do projecto de duplicação e modernização do troço Poceirão – Bombel», explicou, em comunicado, a IP.

O Projecto de modernização do Troço Poceirão-Bombel, prevê a duplicação da via, a colocação de novo sistema de catenária, e de sistemas de sinalização, controlo e telecomunicações, contemplando igualmente a intervenção na Bifurcação de Águas de Moura Sul. No troço Casa Branca – Beja irá ser assegurada a circulação de comboios de tracção eléctrica e instalados sistemas de sinalização, controlo, comando e telecomunicações. Será ainda efectuado um estudo de viabilidade técnico financeira da criação de uma ligação ferroviária ao Aeroporto de Beja.

Os investimentos a executar visam potenciar a competitividade do sector ferroviário a nível internacional no eixo Lisboa-Madrid, e a nível regional entre as regiões do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo. Como principais benefícios, destacam-se, enumera a IP:

  • Beneficiação do serviço de transporte ferroviário de passageiros com a redução dos tempos de viagem através do aumento da velocidade comercial
  • Aumento das condições de segurança, conforto, acessibilidade e informação, com intervenções em Estações e Apeadeiros nomeadamente com a criação de locais de atravessamento desnivelados, construção de novas plataformas de embarque e colocação de sistemas automatizados de informação ao público.
  • Reforço da capacidade de operação, disponibilidade e segurança da infraestrutura com a instalação de novos sistemas de sinalização electrónica de acordo com o standard europeu (ETCS).
  • Melhoria da competitividade do transporte ferroviário de mercadorias, permitindo a circulação de comboios de até 750 metros de extensão, aumentando a capacidade e reduzindo o custo para as empresas.

Os concursos, que se encontram agora em fase de recepção de propostas, podem ser consultados online através dos seguintes links:

Modernização do troço Casa Branca – Beja da Linha do Sul e Ligação ao Aeroporto de Beja – Estudos e Projectos

Linha do Alentejo- Modernização e Duplicação do Troço Poceirão – Bombel

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com