Yilport Porto de Leixões

Leixões atinge os 349 mil TEU e alcança «melhor marca de sempre nos primeiros semestres»

Marítimo Comentários fechados em Leixões atinge os 349 mil TEU e alcança «melhor marca de sempre nos primeiros semestres» 283
Tempo de Leitura: 1 minutos

Nos primeiros seis meses de 2020, o segmento dos contentores sentiu uma descida homóloga de -7,7% no contexto da movimentação portuária no Continente: no total contabilizaram-se 1,31 milhões de TEU movimentados; já em termos de toneladas, a descida fixou-se nos -5,4%, com os portos portugueses a registarem menos 852 mil toneladas do que no primeiro semestre de 2019. No entanto, o Porto de Leixões teve razões para sorrir.

Isto porque, explicou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no seu balanço semestral com incidência na actividade portuária, o porto nortenho registou «o volume mais elevado de sempre» neste segmento e enquadramento temporal, com um total de 3,58 milhões de toneladas de carga contentorizada movimentada. A acompanhar este trajecto positivo esteve também o Porto de Setúbal, que segue na senda da recuperação.

Volume de TEU: Porto de Leixões prossegue rota de crescimento

Leixões alcançou aumento no volume de TEU de +1% face ao período homólogo de 2019, registando, sublinhou a AMT, «a melhor marca de sempre nos primeiros semestres, tendo atingido um volume de 349 425 TEU». Este resultado, apesar dos tempos de pandemia que se viveram entre Março e Maio (os meses de maior incidência de casos na Europa), era já expectável, uma vez que, no primeiro quadrimestre do ano, Leixões havia já dado mostras de pujança operacional, tendo apresentado um volume recorde de TEU para o período Janeiro-Abril, situado nos 245 mil TEU.

Recorde-se que, na soma de todos os segmentos de carga, os portos do Continente movimentaram um total de 39,4 milhões de toneladas de carga, uma redução de -11,9% face ao registado no primeiro semestre de 2019, totalizando um recuo global de -5,3 milhões de toneladas.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com