Contentores Setúbal

Leixões e Setúbal fixam novos recordes de volume de TEU no período Janeiro-Setembro

Marítimo Comentários fechados em Leixões e Setúbal fixam novos recordes de volume de TEU no período Janeiro-Setembro 323
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os portos de Leixões e Setúbal seguem de vento em popa no que à movimentação de contentores diz respeito: segundo os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), os dois portos voltaram a fixar recordes no segmento (registando volumes de TEU mais altos de sempre em Janeiro-Setembro) assim dando um contributo significativo para a recuperação dos volumes globais do sistema portuário nacional.

Leixões e Setúbal registam volumes recordistas

tráfego tcl leixoes Yilport MarçoOra, no contexto da carga contentorizada «importa assinalar os acréscimos em Setúbal e Leixões, de +16,5% (186,6 mil toneladas) e de +2,6% (133,5 mil toneladas), respectivamente, sendo que este último incremento conduz Leixões ao registo da melhor marca de sempre nos períodos homólogos», constata, no documento que compila e analisa a movimentação de carga nos portos do Continente entre Janeiro e Setembro, a AMT.

Os portos de Leixões e Setúbal, ressalve-se, fixaram o volume de TEU mais elevado de sempre nos períodos de Janeiro a Setembro, com 528 535 e 123 538 TEU movimentados, respectivamente. No cômputo global, o movimento de contentores no período de Janeiro a Setembro de 2020 excedeu ligeiramente o volume de 2,05 milhões de TEU, ficando a -1,4% do valor apurado no período homólogo de 2019 e a -10,4% do valor máximo registado em 2017, vincou a AMT. «Este comportamento do ecossistema portuário do Continente no segmento de tráfego de contentores, resulta da confluência de desempenhos positivos dos portos de Sines, Setúbal e Leixões, com variações respectivas de +89,9 mil TEU (+8,3%), de +17 mil TEU (+15,9%) e de +6,2 mil TEU (+1,2%)», explicou a entidade, no documento ao qual a Revista Cargo teve hoje acesso.

Porto de Setúbal on a roll: crescimento ininterrupto

Recorde-se que, neste segmento de carga, o Porto de Setúbal tem vindo a trilhar um percurso notável, tendo, especialmente desde Julho (apresentando, nesse mês, um disparo de +51,6% face a Julho de 2019), a acentuar um crescimento sustentado que se mantém vigoroso até aos dias de hoje, com sucessivas variações homólogas positivas e novos registos máximos. Tendo apresentado um sólido mês de Agosto (crescimento homólogo de +0,8%), o porto sadino voltou, em Setembro, a mostrar o caminho do crescimento.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com