apdl leixões terminal de granéis

Leixões «em maré alta» completou o melhor quadrimestre de sempre na movimentação de carga

Marítimo Comentários fechados em Leixões «em maré alta» completou o melhor quadrimestre de sempre na movimentação de carga 293
Tempo de Leitura: 2 minutos

Excelentes notícias para o Porto de Leixões: entre Janeiro e Abril deste ano, a infra-estrutura portuária nortenha movimentou mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria, «numa variação homóloga de 5% que representa o melhor registo de sempre em período homólogo».

Leixões: crescimento a dois dígitos na maioria dos segmentos de carga

Em comunicado, ao qual a Revista Cargo acedeu esta tarde, a APDL revelou que os movimentos acumulados nos primeiros quatro meses de 2019 por comparação aos períodos homólogos, «são máximos, entre outros, no total de carga, na carga contentorizada e na carga ro-ro, em contentores, quer em número, quer em TEU, na Gross Tonnage (arqueação bruta) total». Os valores de número de navios e de GT relativos a navios de cruzeiro foram também os mais elevados de sempre, adiantou ainda a administração portuária.

Face ao mesmo período de 2018, «Leixões cresceu a dois dígitos na maioria dos segmentos: 14% na carga geral; 18% na carga fraccionada; 12% na carga contentorizada e 19% na carga Roll-On/Roll-Off. Também os contentores tiveram um crescimento assinalável, quer em número (14%), quer em TEU (13%). «Quanto ao número de navios que circularam em Leixões nestes primeiros quatro meses, os valores são notáveis, registando-se o maior crescimento de sempre (13%) em GT, o que revela a dimensão e capacidade cada vez maior dos navios que entram e saem de Leixões».

Porto nortenho em «verdadeira maré alta»

Também no que concerne a passageiros o Porto de Leixões pontuou de forma absolutamente positiva, registando um crescimento de 22%. A APDL denotou que «Leixões está numa verdadeira maré alta e as exportações acompanham esse crescimento»: no período Janeiro-Abril «saíram deste porto 1.793.162 toneladas de mercadoria, o que representa um crescimento de 18% face a igual período do ano anterior».

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com