
Leixões, Viana do Castelo e Douro com 700 milhões de investimento público na próxima década
Marítimo 12 Agosto, 2020 Comentários fechados em Leixões, Viana do Castelo e Douro com 700 milhões de investimento público na próxima década 825Em recente entrevista dada ao ‘Expresso‘, Nuno Araújo, novo presidente do Conselho de Administração da APDL, abordou os projectos com os quais os portos de Viana do Castelo e de Leixões encaram a próxima década. A administração portuária prevê um investimento público de 700 milhões de euros para os próximos dez anos nas duas infra-estruturas portuárias e também no Douro, adiantou Nuno Araújo.
Entre os projectos de grande nomeada está o novo terminal de cruzeiros no Douro, que custará cerca de 100 milhões de euros, e também reconversão de eclusas e ao alargamento do canal de navegação nos troços Cotas-Valeira e Saião-Pocinho. No Porto de Viana do Castelo sobressai a dragagem do canal de acesso aos estaleiros (contempla um investimento público de 18 milhões de euros) e a extensão do quebra-mar do Porto de Leixões.
Leixões poderá receber 70% da frota mundial de porta-contentores em 2023
A orientação da APDL foca-se no aumento da capacidade do porto e dos seus terminais, mas os trabalhos também incluem outras frentes, como a segurança, a ferrovia, a tecnologia e a redução da pegada ecológica. Entre as prioridades está a capacitação do Porto de Leixões, que ambiciona continuar a crescer: para tal, terá que manter a curva ascendente operacional, e, para tal, terá de estar preparado para receber os maiores navios.
A intenção imediata é adaptar o porto nortenho à necessidade de albergar os navios porta-contentores, cujas dimensões médias vêem aumentando progressivamente. «Hoje, Leixões recebe apenas 40% da frota mundial. Com estes investimentos poderá chegar aos 70%», atesta Nuno Araújo. «E a capacidade do porto no segmento da carga contentorizada duplica, para os 1,5 milhões de TEU», acrescenta o responsável.
Assim, a extensão do quebra–mar em 300 metros, orçada em €47 milhões de euros, visa aumentar a segurança para quem escala o porto e trazer a Leixões os navios ULCV dentro de três anos. Para o novo terminal de contentores, que vai ficar na zona do actual terminal multiusos, estão previstos mais 200 milhões, de forma a aumentar a área de terrapleno (16 hectares) e oferecer uma linha de cais para navios maiores (14 metros de calado).
Fonte: Expresso