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Ligação Évora-Elvas: IP lançou concurso para a construção do sub-troço Alandroal – Linha do Leste

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A Infra-estruturas de Portugal lançou, no passado dia 30 de Abril, o Concurso da empreitada para a construção do sub-troço da Linha de Évora, entre Alandroal e a Linha do Leste – a obra tem «um valor base de 195 milhões de euros» e consiste na «construção de nova plataforma ferroviária numa extensão de 38,5 quilómetros, e que integrará o futuro Corredor Internacional Sul».



A empreitada, explicou o organismo, «complementa as empreitadas também já lançadas para a construção dos sub-troços da Linha de Évora» – são eles o sub-troço Évora Norte – Freixo (concurso de empreitada lançado no passado dia 5 de Março de 2018) e a ligação Freixo – Alandroal (concurso de empreitada lançado no dia 29 de Março deste ano).

A obra referente ao troço Alandroal – Linha do Leste «compreende também a execução de trabalhos de terraplenagem para materialização do novo canal ferroviário, construção dos sistemas de drenagem longitudinal e transversal, a execução de uma estação técnica, vinte e seis Obras de Arte Correntes e catorze Obras de Arte Especiais, criação de caminhos paralelos e de acesso e emergência» – o prazo de execução da intervenção será de 28 meses, revelou a IP.

Corredor Internacional Sul: concretização é de «extrema importância», diz a IP

Quanto ao novo troço da Linha de Évora, composto pelos troços já referidos, «terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única Electrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia)».

Fará parte do Corredor Internacional Sul, «cuja concretização reveste-se de extrema importância na ligação dos Portos do Sul do País e da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Badajoz, potenciando o aumentando a capacidade exportadora de mercadorias do país», explicou a IP.

Investimento viabilizará «redução de custos de transporte em 30%»

O investimento viabilizará, segundo o organismo, «a redução de custos de transporte em cerca de 30%, ao longo do corredor, assim como a redução da extensão actual em cerca de 140 km». A edificação do corredor Évora-Caia «contribuirá para a criação de 4.250 empregos directos e cerca 200 empregos indirectos».

Mercadorias na ligação Évora-Caia: investimento promoverá «redução de emissões»

Quanto ao tráfego de cargas na ligação Évora-Caia, «estima-se que a circulação de 12 comboios, após conclusão do projecto e 36 no ano horizonte (2049)», adiantou a IP: o investimento « irá promover, no ano horizonte, uma redução total de emissões em cerca de 428 Milhões tonCO2eq».

O presente contrato é co-financiado pela união europeia através do programa Conecting Europe Facilitiy (CEF) comparticipações variam entre 40 e 50%).



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