ferrovia IP obras

Ligação Porto-Vigo e Portugal-Madrid são prioridades no futuro ferroviário do país

TerrestreComentários fechados em Ligação Porto-Vigo e Portugal-Madrid são prioridades no futuro ferroviário do país511
Tempo de Leitura: 2 minutos

Citado pela Lusa, o Ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, vincou que uma das prioridades do Executivo é a ligação ferroviária entre o Porto e Vigo. Além dessa ligação, a conexão entre Portugal e Madrid é um tema «muito importante», que «não tem de se fazer apenas a sul do Tejo».

Ligação entre o Porto e Vigo poderá ser agilizada

A ligação ferroviária entre o Porto e Vigo actualmente demora duas horas, mas, «com algum investimento», explicou Pedro Nuno Santos, será possível «reduzir numa hora». Na opinião do ministro, outro «debate muito importante» a ter é a conexão entre Portugal e Madrid, que «não tem de se fazer apenas a sul do Tejo», uma vez que é «fundamental que o Norte e o Centro se sintam ligados à rede transeuropeia de alta velocidade».

«Nós precisamos de ter um Plano Ferroviário Nacional»

Pedro Nuno Santos Porto de SinesNeste contexto, o governante deu ênfase à importância da elaboração do Plano Ferroviário Nacional, cuja inexistência é, considerou, «uma falha na estratégia ferroviária» nacional, «que faz com que ciclo após ciclo de investimento se esteja a decidir o que se vai fazer». «Nós precisamos de ter um Plano Ferroviário Nacional, esse é um dos nossos objectivos», declarou, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, ocorrida ontem (dia 13 de Outubro).

«Por isso, [assumimos] o compromisso de começar a fazer um debate nacional já a partir de Janeiro, que terminará com um debate parlamentar e votação no parlamento do Plano Ferroviário Nacional, que nos permitirá a todos definir os objectivos em termos de rede ferroviária nacional e ter uma visão estratégica do que é a ferrovia nos próximos anos», completou o ministro Pedro Nuno Santos.

Fonte: Lusa

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com