IMO alerta: Novos limites de SOx terão de ser cumpridos «impreterivelmente»

Marítimo Comentários fechados em IMO alerta: Novos limites de SOx terão de ser cumpridos «impreterivelmente» 419
Tempo de Leitura: 2 minutos

A rédea encurta-se cada vez mais no que diz respeito à sustentabilidade do transporte marítimo: a Organização Marítima Internacional (IMO) veio a terreiro alertar todos os navios para o facto da violação dos limites impostos para as emissões de SOx (óxido de enxofre) poder significar a perda de classe ou do certificado de navegabilidade. O novo limite, fixado nos 0,5%, entrará em vigor já em 2020 e não contemplará excepções, avisou o organismo.



Novos limites de SOx: Em 2020 e para cumprir… «impreterivelmente», alerta a IMO

A nova medida aplicar-se-à aos  navios que queimem óleos combustíveis marinhos e, dado curto espaço de tempo para a adaptação às exigências de sustentabilidade adoptadas pela IMO, várias têm sido as vozes que têm manifestado preocupação com a mudança. Durante a realização de um conferência na cidade grega de Atenas, Edmund Hughes, líder do departamento de poluição atmosférica e eficiência energética da IMO, afirmou que o limite mundial de emissões de enxofre entrará em vigor a 1 de Janeiro de 2020, «impreterivelmente».

Atentando às preocupações manifestadas, Edmund Hughes revelou que a próxima sessão da Subcomissão da IMO sobre Prevenção da Poluição e Resposta, a ser realizada em Fevereiro de 2018, terá como tema basilar a implementação consistente deste novo paradigma funcional e as formas de garantir uma transição eficiente e sem percalços. A conformidade, a aplicação e a monitorização do limite de SOx serão responsabilidade dos Estados de bandeira e de porto, acrescentou ainda Hughes.

Navios transgressores serão alvos de detenção

A transgressão e o desrespeito pelos limites fixados resultará na detenção do navio infractor; mais: a embarcação que caia em inconformidade poderá ser rotulada de «não segura», facto que poderá colocar em xeque o seu afretamento, além da indemnização em caso de reclamação de seguro. Os navios terão de cumprir com a limitação de emissão de SOx, seja usando combustíveis com baixo teor de enxofre, seja com recurso a depuradores ou a combustíveis alternativos, como o GNL.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com