linde r-matic

Linde R-MATIC armazena mercadorias de maneira automática em estantes a grande altura

LogísticaComentários fechados em Linde R-MATIC armazena mercadorias de maneira automática em estantes a grande altura513
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Linde Material Handling apresentou o seu novo produto inteligente da família ‘Linde robotics’: o empilhador retráctil R-MATIC, com capacidade de carga de 1,6 toneladas, podendo ser operado sem paragens 24 horas por dia, 7 dias por semana, armazenando e retirando mercadorias das estantes e além disso, encarregando-se do fornecimento das mesmas onde seja necessário e em todos os sectores da indústria e dos serviços.



Os sensores incorporados no equipamento garantem que as paletes sejam colocadas ou recolhidas de maneira segura e no lugar correto. Outro sensor situado no porta-garfos evita o perigo de que as cargas sobressaiam das dimensões previstas. As câmaras tridimensionais são utilizadas para detectar a posição de colocação na estante e ajustar a posição dos garfos utilizando o deslocador lateral.

A nível horizontal, o sistema de geonavegação baseado em contornos da infraestrutura guia o equipamento automatizado de maneira segura, sem necessidade de instalar qualquer elemento extra na envolvente. O laser de navegação digitaliza permanentemente a área num raio de 360° para orientar-se no espaço. Durante este processo, o R-MATIC move-se a uma velocidade de até 2,5 metros por segundo.

A empresa afirma que a utilização de um equipamento totalmente automatizado se caracteriza pela sua «elevada fiabilidade, precisão e segurança: o índice de danos é reduzido ao mínimo, uma vez que se pode excluir o erro humano como causa de acidente».

Além disso, os processos automatizados ajudam na optimização dos processos operacionais. Por outro lado, produz-se um aumento da eficácia pois o pessoal poderá agora ser orientado para um trabalho de maior valor acrescentado. «Com operações de dois ou três turnos, assumimos que o R-MATIC será amortizado em dois anos no máximo», afirma Philipp Stephan, Product Manager da Linde robotics na Linde Material Handling.

Um empilhador que facilita a entrada na Indústria 4.0

O R-MATIC esteve em funcionamento durante mais de um ano nas instalações de um importante fabricante internacional de bens de consumo. Durante esta fase de teste, os supervisores não só avaliaram a sua tecnologia de ponta mas também o aumento testado da produtividade que este equipamento supôs no armazém.

«O empilhador retráctil R-MATIC é uma opção que vale a pena ter em conta em qualquer empresa industrial cujo sistema de intralogística se realize mediante uma forte pressão de custos e necessidade de grande eficácia», afirma Frank Heptner, Senior Director Consultancy and Projects, Intralogistics Solutions da Linde Material Handling.

A utilização dos empilhadores robóticos da Linde, permitirá aos responsáveis de logística criar gradualmente, redes com os seus processos de fluxo de materiais internos. Para as aplicações simples, o R-MATIC pode trabalhar de maneira independente, ou seja, sem estar conectado a sistemas de IT corporativos. Neste caso, as acções activam-se directamente através do ecrã táctil do equipamento ou a partir de uma caixa de comunicações. Nas utilizações mistas, os equipamentos automatizados comunicam-se mediante interfaces com outros equipamentos e sistemas de manutenção.

Quando se utilizam em frotas grandes ou em processos mais complexos, o sistema de controlo do R-MATIC pode trocar dados com o Sistema de Gestão de Armazém (SGA) e o de Planificação de Recursos de Empresa (PRE). A unidade informática gere os pedidos admitidos, atribui tarefas optimizadas por rota aos equipamentos, recebe rectroalimentação dos equipamentos, regula o tráfego e toma o controlo da frota.

Para definir a solução robótica ideal, os especialistas do departamento Linde Intralogistics Solutions da Linde Material Handling analisam os processos de fluxo de materiais in situ juntamente com o cliente. Logo que se tenha completado a fase de planificação, o equipamento instala-se nas instalações do cliente num breve período de tempo.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com