IP ferrovia

Linhas ferroviárias de Beja e do Alentejo vão ser electrificadas e modernizadas

Terrestre Comentários fechados em Linhas ferroviárias de Beja e do Alentejo vão ser electrificadas e modernizadas 550
Tempo de Leitura: 2 minutos

Um dos pontos do Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) prevê a modernização das linhas ferroviárias de Beja e Faro, num projecto que ascenderá aos 230 milhões de euros. A medida propõe electrificar todas as linhas de comboio do país até ao final da década.

Segundo avançou o ‘Dinheiro Vivo’, no contexto da modernização das linhas de Beja e Faro, também está incluída a electrificação do troço da linha do Alentejo entre as estações de Casa Branca e de Beja. O PNI 2030 foi apresentado na passada Quinta-feira no auditório do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e contará com um investimento público próximo dos mil milhões de euros nos próximos 10 anos.

De acordo com o plano de investimento, todas as linhas para serviço de passageiros ficarão prontas para receber comboios eléctricos até ao ano de 2025; já no prisma das mercadorias, os trabalhos estarão concluídos até 2030. A finalização do processo de electrificação da rede ferroviária portuguesa será levada a cabo de norte a sul do país e está dividida em três fases. Além da parte do orçamento para o Alentejo e Faro, a maior fatia será canalizada para a circulação de comboios eléctricos entre Régua e Pocinho (linha do Douro), e Caldas da Rainha-Louriçal (linha do Oeste). Será ainda avaliada a electrificação de toda a linha do Leste, que deverá ficar concluída até ao ano de 2030.

Linha do Vouga contará com investimento de 100 milhões

O PNI 2030 inclui ainda 100 milhões de euros que serão destinados à requalificação da linha do Vouga. O percurso entre Espinho e Aveiro vai manter a bitola métrica mas terá corrente eléctrica. Segundo a ficha de investimento, a opção pela bitola métrica vai permitir «manter e desenvolver a actividade de turismo ferroviário, com a circulação de comboios históricos nesta linha e a valorização do património ferroviário».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com