Logística vacina covid

Logística anti-COVID-19 em Portugal: primeiras vacinas serão armazenadas em Coimbra

Logística Comentários fechados em Logística anti-COVID-19 em Portugal: primeiras vacinas serão armazenadas em Coimbra 842
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo a estação televisiva SIC e o diário regional ‘As Beiras‘, os primeiros traços do plano de logística para armazenamento e distribuição das novas vacinas COVID-19 em Portugal começam a ser gizados: as primeiras levas da vacina serão armazenadas em instalações da cidade de Coimbra.

Segundo os dois meios de comunicação, esta informação foi tornada pública após contactos realizados pela farmacêutica AstraZeneca e o Infarmed, no âmbito da logística que terá de ser colocada em prática para implementar em cada um dos países, a nova vacina. Em Portugal, as primeiras reservas da vacina deverão ser encaminhadas para instalações situadas em Coimbra, para serem armazenadas.

Vacina da AstraZeneca apresenta logística mais acessível

A vacina da AstraZeneca apresenta, à primeira vista, menos problemas logísticos que as concorrentes Pfizer/BioNTech e Moderna, uma vez que a complexidade do processo de controlo de temperatura e armazenamento é bastante mais reduzida: ao contrário das soluções rivais, a vacina da AstraZeneca, realizada em parceria com a Universidade britânica de Oxford, preserva-se entre os dois e os oito graus de temperatura, podendo estar armazenada durante cerca de seis meses, o que representa um significativo benefício para o transporte e distribuição.

As vacinas concorrentes apresentam um árduo desafio logístico, uma vez que necessitam de uma preservação de -70 graus, podendo mesmo exigir a fasquia dos -80 graus. A SIC adiantou que o armazém sinalizado para receber as vacinas é na zona industrial de Coimbra, não adiantando, todavia, a localização precisa. Na sequência desta notícia, o diário ‘As Beiras’ contactou a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, que «não adiantou qualquer informação concreta, admitindo, todavia, que a ARSC tem instalações próprias de armazenamento de medicamentos, com equipamento de frio, localizadas na antiga ACIC, na Relvinha, zona norte de Coimbra», pode ler-se no jornal.

“Syringe and Vaccine” by NIAID is licensed under CC BY 2.0

 

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com