Luís Figueiredo: «Estou convencido que o novo terminal no Barreiro será um grande terminal multiusos»

Marítimo Comentários fechados em Luís Figueiredo: «Estou convencido que o novo terminal no Barreiro será um grande terminal multiusos» 786
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Administrador do Grupo ETE foi outro dos nomes sonantes que marcaram presença como oradores no Seminário ‘Porto de Lisboa: Desafios e Afirmação’, promovido esta segunda-feira pela Comunidade Portuária de Lisboa.

Sobre o passado recente de números negativos no porto de Lisboa (que foram contrastados no início deste ano com evoluções positivas), Luís Figueiredo defende que «a instabilidade laboral tem sido o principal atraso no porto de Lisboa» e diz esperar que «a estabilidade esteja para durar».

«O porto de Lisboa tem condições naturais que fazem dele o melhor porto do país», refere ainda o Administrador do Grupo ETE, acrescentando que «é possível existir todo o tipo de actividades económicas no porto de Lisboa» e que «esse equilíbrio está-se a conseguir e vai-se alcançar nos próximos tempos».

Esperada «procura muito grande» pelo modo fluvial

Porto de Lisboa Grupo ETEQuestionado sobre o potencial do modo fluvial para o transporte de contentores entre os terminais de Lisboa e Castanheira do Ribatejo, Luís Figueiredo evidenciou muito optimismo: «Acredito que vai haver uma procura muito grande a partir do momento em que o transporte fluvial de contentores se comece a fazer».

E justificou o optimismo com «as pressões urbanas» que se fazem sentir em Lisboa e que fazem do «modo fluvial uma solução muito eficiente». «Podemos retirar dos terminais os contentores e outros tipos de carga sem que isso tenha efeito na vida das pessoas», defendeu.

Um «grande terminal multiusos no Barreiro»

Questionado em relação ao projecto do novo terminal no Barreiro, Luís Figueiredo não acredita que venha a ser um terminal de contentores mas sim um terminal multiusos: «Estou convencido que o novo Terminal no Barreiro não será um grande Terminal de Contentores mas sim um grande Terminal Multiusos. E que será um grande Terminal no sistema portuário nacional».

Já quanto ao futuro dos terminais da margem Norte, o Administrador do Grupo ETE defende que continuarão a ter a sua utilidade: «Não vejo razão nenhuma para terminar com terminais na margem Norte. Todos têm a sua função e o seu mercado, podem não ser grandes terminais mas o sistema portuário nacional não pode ter só terminais grandes».

LEIA A REPORTAGEM SOBRE ESTE EVENTO NA ÍNTEGRA NO PRÓXIMO NÚMERO DA REVISTA CARGO!

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com