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COVID-19: Luís Simões geriu a logística de mais de 25 mil toneladas diárias de bens essenciais

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Luís Simões anunciou a implementação de um completo plano de acção para dar continuidade à sua actividade de forma segura e eficaz durante a crise do Coronavírus. Não obstante a «natural e relevante quebra» na actividade, o grupo explanou a sua «estratégia coordenada entre Portugal e Espanha», desenhada para «fazer frente às novas exigências da procura» e garantir a protecção dos colaboradores e a excelência do serviço.

O grupo lembra que, neste contexto pandémico, «o sector logístico é um dos que está a desempenhar um papel fundamental para garantir o bem-estar da sociedade». Neste seguimento, a Luís Simões «fez a gestão do transporte e distribuição de mais de 25.500 toneladas diárias de produtos de entre alimentação, bebidas e derivados de papel, como papel higiénico e embalagens de cartão, a que afectou diariamente mais de 2.250 veículos».

Luís Simões analisa contexto pandémico e fala em «momento crítico» para o sector

«Estamos a viver um momento crítico para o sector. Contudo, não podemos esquecer a nossa missão. Dedicamo-nos, principalmente, à logística de bens essenciais, que têm que continuar a chegar às famílias e às empresas. Os processos de produção de muitos dos nossos clientes foram calafetados por esta situação e tivemos que ajustar as nossas operações para poder continuar a prestar um serviço de qualidade, garantindo o fornecimento dos seus produtos. Ao mesmo tempo, tivemos que aplicar rigorosos protocolos para garantir a segurança dos nossos colaboradores em todos os momentos», comentou Vítor Enes, Director-Geral de Business Development da Luís Simões.

O operador logístico activou um Plano de Contingência com diferentes medidas – entre elas o teletrabalho para todas as equipas administrativas; a obrigatoriedade de medição da temperatura corporal a todas as pessoas que acedam a qualquer dos seus Centros; a restrição do número de colaboradores nos armazéns; a suspensão das viagens em trabalho e a substituição de reuniões e visitas por chamadas e vídeo-conferências.

Para além destas medidas, explicou o grupo, foi administrada a todos os motoristas formação e informação  como actuar em ambientes e momentos adversos. Foram disponibilizados kits de segurança compostos por álcool-gel, máscaras e luvas, cuja entrega em Portugal e Espanha só foi possível graças ao trabalho conjunto dos Departamentos de Compras (que adquiriu os produtos), Copacking (que elaborou os kits), Recursos Humanos (que geriu a sua distribuição) e Transporte e Distribuição (que os fez chegar aos profissionais).

Da mesma forma, a empresa assegurou, em todos os seus centros na Península Ibérica, materiais de protecção para a devida segurança de todos os que continuam a trabalhar no sentido de garantir o serviço e o abastecimento de produtos de primeira necessidade.

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