Luís Simões Mega-Camião Portugal

Luís Simões garante que mega-camiões reduzem em 30% as emissões de CO2

Terrestre, VeículosComentários fechados em Luís Simões garante que mega-camiões reduzem em 30% as emissões de CO24119
Tempo de Leitura: 5 minutos

Em comunicado, a Luís Simões fez um balanço da utilização de mega-camiões que vem realizando desde 2014 na Península Ibérica, mercado onde é pioneira nesta solução e no qual, já em 2017, iniciou um novo projecto, desta feita em Saragoça (Espanha).



As utilizações de mega-camiões em Portugal e Espanha levam a Luís Simões a garantir que os mesmos garantem ganhos ambientais que reduzem em cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono (CO2) por tonelada transportada. A Luís Simões refere ainda que, com os mega-camiões, regista-se uma maior eficiência, resultado da redução de custos de exploração/tonelada transportada, por via do menor consumo de combustível e esforço de investimento. E ainda que se verifica um menor desgaste das vias rodoviárias, com uma redução de um terço da pressão nas vias, tendo em conta que dois Gigaliners substituem três conjuntos convencionais.

Luís Simões tem 10 mega-camiões nas estradas de Portugal e Espanha

No mesmo comunicado, a Luís Simões recorda que o sistema dos mega-camiões foi implementado em 2014 em Portugal e defende que este é um exemplo de como a inovação no sector da logística e dos transportes beneficia a capacidade competitiva dos operadores em termos económicos e ambientais.

Hoje, a Luís Simões tem 10 veículos Gigaliners em circulação em Portugal e Espanha, os quais, garante a empresa, visam optimizar o sistema euro-modular e acrescentar valor à cadeia de abastecimento dos clientes.

«34.000 viagens feitas em Portugal com euro-modulares»

Cláudia Trindade, Gestora de Frota Ibérica da Luís Simões, dá ainda conta da experiência da Luís Simões com euro-modulares nas estradas nacionais. «Em Portugal a Luís Simões acumula mais de três anos de experiência e 34.000 viagens com euro-modulares, e os resultados obtidos são prova viva das vantagens na utilização deste tipo de equipamento, com menor impacte ambiental com destaque para a diminuição das emissões de CO2 por tonelada transportada».

«Em Espanha, o projecto foi cuidadosamente preparado com provas de acessibilidades, reajustes do modelo operativo de algumas instalações, formação especializada de condutores e técnicos da Luís Simões, tendo contado, ainda, com o apoio e acompanhamento contínuo dos fornecedores dos equipamentos», acrescenta a Gestora de Frota Ibérica da Luís Simões.

Solução portuguesa explicada pela Luís Simões

A configuração do Gigaliner que circula em Portugal é uma combinação de veículos composta por um camião de três eixos acoplado a um dolly (pequeno chassi composto por dois eixos, conduzido por uma lança móvel em tudo semelhante a um reboque) com um prato de engate que permite o acoplamento de um semirreboque 13,6m, explica a Luís Simões.

Esta solução permite circular com um peso bruto até 60 toneladas (sendo o convencional até 40 ton.), e cumpre os requisitos legais relativos ao raio de viragem e, por ter oito eixos, apresenta pesos por eixo inferiores aos máximos permitidos por lei actualmente, permitindo uma redução estimada em cerca de 30% no desgaste nas vias rodoviárias, comparativamente ao desgaste provocado pelos veículos convencionais (de 5 eixos).

Lecitrailer é parceiro de sucesso

Luís Simões Mega-Camião EspanhaJá em Espanha, a Luís Simões recorda que adquiriu um conjunto constituído por tracção de 2 eixos, link trailer e semirreboque convencional, e um conjunto com tracção de 2 eixos, semirreboque de 13,6m rebocador e reboque de 2 eixos. Neste caso, vinca que, uma vez mais, contou com o seu parceiro Lecitrailer, para o fornecimento dos trailers.

As tracções adquiridas estão equipadas com os mais recentes sistemas de segurança, desde a suspensão pneumática nos dois eixos, espelhos de ângulo morto, sistema de advertência de abandono de carril, sistema de travagem de emergência, sistema de anti deslizamento das rodas e controlo de estabilidade.

«Optámos por configurações distintas das de Portugal, dado que oferecem mais flexibilidade, em caso de quebras de fluxos. É possível utilizar sempre dois elementos de cada conjunto de uma forma isolada, permitindo reduzir ineficácias operativas e optimizar o investimento. Oferece a possibilidade de utilizar combinações longas quando é permitido, e combinações curtas quando necessário», refere Cláudia Trindade.

A implementação da frota de camiões euro-modulares de 25,25m tem vindo a funcionar como um processo transversal, desde a criação até à distribuição, através de todas as áreas da cadeia de abastecimento. O uso de veículos modulares com maior capacidade de carga facilita e torna mais eficiente o transporte em curtas distâncias, ao diminuir o número de viagens e, consequentemente, do consumo do combustível.

Mais recente projecto arrancou em Saragoça

Luís Simões Mega-Camião PortugalComo referido acima, há um novo projecto da Luís Simões a envolver mega-camiões. «O mais recente projecto a este nível arrancou em 2017, desta vez em Espanha, na região de Saragoça, fruto de um projecto desenvolvido com a Saica que, com 70 anos de história, é uma empresa familiar líder no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a embalagem de papel e cartão canelado», refere Ignacio Gutierrez, Diretor Regional de Transportes da Luís Simões.

A Luís Simões pretende continuar a apostar no forte incremento, destas soluções, nos próximos anos, uma vez que está provada a sua sustentabilidade económica, social e ambiental. O elevado grau de compromisso com os clientes, em prol da produtividade e competitividade, é uma motivação para trabalhar com firmeza neste propósito comum, conclui a Luís Simões.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com