Governo dá luz verde a projecto-piloto de entregas com recurso a drones no Canadá

Aéreo Comentários fechados em Governo dá luz verde a projecto-piloto de entregas com recurso a drones no Canadá 315
Tempo de Leitura: 2 minutos

As entregas com recurso a drones quebraram novas barreiras no Canadá: o mais recente progresso chegou na semana passada, quando a Transport Canada (departamento governamental que regula o transporte nacional) deu luz verde ao voos de teste efectuados «para lá da linha de visão» pela Drone Delivery Canada (DDC), na província de Quebeque.



Projecto-piloto da Drone Delivery Canada com luz verde governamental

Os testes, que durarão uma semana, constituem a primeira fase do Projecto de Comunidades Remotas da DDC. A empresa foi seleccionada pelo regulador nacional (no início de Junho) para o projecto-piloto que visa trazer novos serviços de entrega até às comunidades remotas do Norte do país. O projecto em questão envolverá entrega de correspondência, encomendas e produtos médicos para a cidade de Moosonee, no norte de Ontário.

Carregar suprimentos até comunidades remotas é um elemento-chave do impulso necessário para que as entregas de drones no Canadá passem a ser uma meta alcançável e uma realidade regular. Muitas dessas comunidades actualmente recebem suprimentos por via aérea ou por estradas de inverno. Existem cerca de mil comunidades  dessa tipologia em toda a região Norte do Canadá.

Modelos da DDC recebem aprovações por parte da Transport Canada

Os testes iniciais da DDC envolvem o drone intitulado ‘Sparrow’ (produto desenhado pela empresa canadiana), capaz de transportar cargas até 5 quilogramas. O ‘Sparrow’ foi o primeiro modelo da companhia a receber a aprovação do governo. Em Dezembro de 2017, foi certificado em conformidade com as normas da Transport Canada. Desde então, a DDC obteve outra aprovação, para prosseguir com os testes de um modelo maior, com alcance de até 60 quilómetros e uma capacidade de carga de até 11 quilogramas.

O parque de drones da empresa está prestes a expandir-se com a adição de um modelo de maiores dimensões, projectado para transportar remessas de tamanho de paletes. Em Março passado, a DDC revelou que se encontrava a trabalhar numa unidade com uma carga útil até 180 quilos, com alcance de 150 quilómetros. Os testes começarão no final deste ano ainda, revelou.

Saúde tem fomentado implementação dos drones

Recorde-se que muitos destes novos desenvolvimentos têm sido impulsionados pelo sector médico: ainda este mês, a Agência de Saúde Pública do Canadá nomeou o DDC para conduzir um projecto-piloto para determinar a viabilidade do fornecimento de material médico via drones, com o objectivo de melhorar o acesso a testes de infecção transmitidos pelo sangue em comunidades isoladas.



Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com