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Macau vai ficar conectada à rede ferroviária de alta velocidade da China

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No futuro, Macau ficará conectada à rede ferroviária de alta velocidade da China graças à construção de túnel sub-aquático até ao posto fronteiriço da ilha de Hengqin, enquadrado no desenvolvimento do metropolitano ligeiro de superfície, anunciou o Chefe do Executivo.

Segundo reporta o portal ‘Macauhub‘, Ho Iat Seng salientou que o sistema do metro ligeiro não desempenha, na íntegra, a sua função se apenas existir a Linha da Taipa, tendo anunciado para este ano o início da consulta sobre a Linha Leste, tendo em vista dar início às obras da Linha Seac Pai Van e da Linha Hengqin que fará a ligação à ilha limítrofe a Macau. O líder do Executivo adiantou, em relação à Linha Leste, que o plano é que a linha passe pela Zona E (junto ao aeroporto) e Zona A dos novos aterros (localizada junto ao terminal da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau), fazendo a ligação ao posto fronteiriço das Portas do Cerco, e o plano também será alvo de consulta pública.

O objectivo do plano é utilizar uma circulação subterrânea, tal como a de metro, mas o custo das obras de construção pode acabar por ser elevado, sendo a sustentabilidade um dos problemas. Ho Iat Seng disse que o Governo da Região Administrativa Especial de Macau já submeteu ao Governo Central o plano de aterro na zona da Pérola Oriental da zona Norte para a construção da ligação do metro ligeiro entre a Zona A do novo aterro e o posto fronteiriço das Portas do Cerco, facilitando a deslocação pelo metro ligeiro dos residentes da zona norte para a Taipa.

Por causa do impacto do novo coronavírus, explicou Ho Iat Seng, a função do metro ligeiro não tem sido aproveitada, mas este mostrou-se confiante de que a sua função será desempenhada a 100% assim que a política de visto individual for resgatada. A linha da Taipa do Metro Ligeiro de Macau entrou em funcionamento em Dezembro de 2019. A linha da Taipa liga 3 postos fronteiriços importantes por via marítima, terrestre e aérea em Macau. Os estudos do sistema do metro ligeiro de Macau iniciaram-se em 2003 tendo em 2011 sido adjudicado à Mitsubishi Heavy Industries o contrato de fornecimento de material para a construção da 1ª fase do sistema. Em 2013 iniciaram-se as obras agora concluídas.

Fonte: Macauhub

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