MAN bus

«Maior, mais poderoso e mais eficiente»: MAN coloca o seu Lion’s City 18 E à prova

Terrestre, Veículos Comentários fechados em «Maior, mais poderoso e mais eficiente»: MAN coloca o seu Lion’s City 18 E à prova 313
Tempo de Leitura: 5 minutos

Como parte do seu roteiro de e-mobilidade, a MAN Truck & Bus está a enviar este ano uma frota de autocarros eléctricos de demonstração para clientes em cinco países europeus. A frota é composta por 15 veículos de teste, que serão utilizados nas suas operações diárias.

MAN Lion’s City 18 E: a «escolha perfeita» para trajectos urbanos

O programa de testes inclui dois ensaios de campo com o novo modelo MAN Lion’s City 18 E, que será apresentado nas ruas de Barcelona (Espanha) e Colónia (Alemanha). As vendas do novo autocarro eléctrico articulado começaram já em Abril. «Medindo 18 metros de comprimento, o MAN Lion’s City 18 E é a escolha perfeita para qualquer empresa que procure um autocarro urbano totalmente eléctrico, ou seja, que não produza emissões e com espaço para muitos passageiros», sublinha Rudi Kuchta, Director da Unidade de Negócios Autocarros da MAN Truck & Bus.

Dois motores centrais eléctricos no segundo e terceiro eixos dão ao autocarro a potência necessária para o tráfego na cidade. Ao contrário dos motores eléctricos posicionados perto dos cubos das rodas, estes modelos são mais fáceis de aceder e têm um design mais simples. Como tal, os operadores de transporte beneficiam quando se trata de trabalhos de manutenção e do Custo Total de Propriedade (TCO).

Os dois eixos motrizes são sincronizados electronicamente e ajudam a melhorar o manuseamento do auto-carro articulado à medida que aumentam a estabilidade de condução e, por sua vez, o nível de segurança. Além disso, o autocarro articulado vem com um sistema de controlo anti tesoura e um sistema de controlo do ângulo morto, que melhoram ainda mais a estabilidade de condução. Assim, é possível evitar situações críticas uma vez que o binário de accionamento pode ser distribuído selectivamente pelos dois eixos motrizes, de acordo com a situação específica em causa.

Além disso, os dois eixos motrizes aumentam a energia máxima recuperada em travagem. «O maior nível de recuperação significa que o autocarro eléctrico articulado é sempre altamente eficiente, independentemente do estilo de condução do condutor ou da topografia», esclarece Rudi Kuchta. Na MAN Lion’s City 18 E, a linha de transmissão totalmente eléctrica produz entre 320 kW e um máximo de 480 kW.

A energia para isso vem das baterias modulares com 640 kWh de capacidade instalada. Aqui, a MAN confia na tecnologia de células de lítio-ião desenvolvida a partir do kit modular do grupo. As baterias têm um sistema inteligente de gestão de temperatura que foi optimizado para utilização em autocarros urbanos. Este sistema assegura que as baterias estão sempre disponíveis, independentemente da época do ano. Como resultado, a MAN Lion’s City 18 E impressiona com um alcance de 200 km (e até 270 km em condições favoráveis) ao longo de toda a vida útil das baterias.

No total, existem oito baterias, que se encontram no tejadilho do autocarro articulado. Isto é vantajoso porque significa que as baterias estão localiza-das longe da traseira do veículo, que é uma área com maior risco de colisão. Significa também que são de mais fácil acesso para manutenção. As bate-rias são carregadas no depósito através de uma ficha do Sistema de Carregamento Combinado. Com uma potência média de carga de 100 kW e uma potência máxima de até 150 kW, o autocarro articulado pode ser totalmente carregado em menos de quatro horas.

O sistema de accionamento eléctrico também beneficiou o interior do veículo, uma vez que o túnel do motor foi omitido. Isto deu aos construtores bastante espaço de manobra para optimizar a traseira do veículo. «Tiraram o máximo partido, proporcionando uma iluminação mais agradável e quatro bancos adicionais na retaguarda. Estas características já aparecem na versão de 12 metros de autocarro solo e são muito apreciadas pelos nossos clientes. No autocarro eléctrico articulado, melhoram ainda mais o nível de conforto», explica Rudi Kuchta.

O design interior e as características técnicas não são, de forma alguma, tudo o que a versão totalmente eléctrica da MAN Lion’s City E tem para oferecer. O seu design exterior também reduz o tráfego na cidade. Apresenta um design sofisticado e contemporâneo de «vanguarda inteligente», acrescentando-lhe um novo e dinâmico toque. «O MAN Lion’s City E completa a nova geração de autocarros urbanos como a versão sem emissões, com um design premiado. Com o lançamento da versão de 18 metros, estamos muito satisfeitos por podermos agora oferecer a todos os operadores de transportes e às autoridades municipais um veículo altamente eficiente para percursos de alta frequência com um design de primeira qualidade adequado ao seu ambiente urbano», acrescenta Rudi Kuchta.

Roteiro da e-mobilidade

Em Dezembro de 2019, a MAN Truck & Bus entregou os dois primeiros autocarros eléctricos de 12 metros aos operadores de transportes Hamburger Hochbahn AG e Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH, para utilização diária na cidade portuária. Este ano, outros 13 veículos de demonstração serão utilizados na prática como parte do roteiro da e-mobilidade.Ao longo de 2020, a frota de 15 autocarros eléctricos de demonstração, no total, passará a prestar serviços aos clientes em cinco países europeus (Alemanha, Espanha, Luxemburgo, Bélgica e França).

No âmbito deste programa, a empresa entregará igualmente o autocarro eléctrico de 18 metros aos operadores de transportes Kölner Verkehrs-Betriebe AG (KVB) em Colónia e Transport Metropolitans de Barcelona (TMB) em Espanha, a fim de aí realizar também os ensaios práticos previstos. Os primeiros autocarros MAN Lion’s City E de 12 metros de versão solo produzidos em série deverão ser entregues aos clientes no quarto trimestre de 2020. O Lion’s City E total-mente eléctrico na versão de autocarros articulados deverá entrar em produção em série no primeiro semestre de 2021

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com