Maior navio-grua do mundo foi abastecido com GNL fornecido pela multinacional Axpo

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Axpo – multinacional energética presente em Portugal há mais de 10 anos -, participou numa importante operação de bunkering através da venda de gás natural liquefeito (GNL) à empresa holandesa Tital LNG, cujo destino final será o abastecimento de combustível marítimo ao ‘Sleipnir, o maior navio-grua semi-submergível do mundo. A operação de fornecimento ocorreu no final de Setembro, no terminal de regaseificação do porto de Bilbau, onde um total de 1.250 toneladas de GNL foram carregadas no navio Coral Fraseri, tendo como destino final o ‘Sleipnir’.

 «O uso de GNL na indústria marítima tem vindo a crescer significativamente e estamos muito satisfeitos por celebrar esta parceria com a Tital LNG e abastecer a maior embarcação com guindaste da indústria naval», comentou Antonio Canseco, responsável de negócio GNL da Axpo. «A experiência combinada de ambas as empresas no abastecimento de GNL garante os mais altos padrões de segurança ao longo deste processo», acrescentou.

 A Axpo, uma das principais empresas que comercializam GNL na Península Ibérica,  já abasteceu, no decorrer do presente ano, 21 embarcações com GNL em Espanha, atingindo um volume total equivalente a 21TWh. Do total operações de bunkering, 14 tiveram lugar em Bilbau, 3 em Barcelona, 3 em Sagunto (em Valência) e uma no porto de Mugardos (na Corunha). «Estamos muito orgulhosos por contribuir para a utilização crescente de GNL como combustível marítimo», comentou Antonio Canseco, citado por uma nota de imprensa emitida pela Axpo.

Para o responsável, o GNL «trata-se de uma solução ecológica para a indústria naval, que elimina a poluição por óxido de enxofre) e material particulado». Para o final de 2019, estão previstas «3 novas operações de abastecimento de GNL a grandes embarcações». Segundo um relatório publicado recentemente pela Sea\LNG e SGMF, a utilização de GNL como combustível para o transporte marítimo permite reduzir quase a 100% as emissões de SOx, entre 85-90% as emissões de NOx e 23% de CO2 , comparativamente aos combustíveis marítimos convencionais.

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