Maior porto de carga do mundo «intensifica relação» com Complexo Industrial e Portuário de Sines

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As principais entidades representantes do Complexo Industrial e Portuário de Sines visitaram o Porto de Ningbo, «intensificando as relações entre os Portos para uma cooperação permanente», como hoje revelou a aicep Global Parques. O porto chinês Ningbo-Zhoushan trata-se, nada mais nada menos, do maior porto do mundo em termos de tonelagem de carga movimentada anualmente.

Comitiva lusa reuniu com o Presidente do Porto de Ningbo

Entre os elementos da comitiva portuguesa estiveram Jorge d’Almeida, presidente da Comunidade Portuária de Sines, Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, José Luís Cacho, Presidente da APS, José Calixto, Presidente da ADRAL (Associação Desenvolvimento Regional do Alentejo) e também Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, tendo estes sido recebidos por Sun Daqing, Presidente do Porto de Ningbo.

Localizado nas cidades de Ningbo e Zhoushan, na província de Zhejiang, o famoso complexo portuário chinês, que resulta da fusão de dois portos, detém o ceptro do maior registo mundial em termos de processamento de carga medido por tonelagem: em meia dúzia de anos, Ningbo-Zhoushan passou da fasquia dos 744 milhões de toneladas de carga processada para lá da marca dos mil milhões de toneladas em 2017 (tal como a Revista Cargo noticiou em Dezembro do ano passado), a que correspondem cerca de 24 milhões de TEU anuais.

Ligação Ningbo-Sines insere porto alentejano na ‘Rota e Faixa da Seda’, lembra a aicep Global Parques

Lembra a aicep Global parques que «a cidade de Ningbo está geminada com Sines havendo uma ligação directa (Lion Service) semanal Sines – Ningbo, o que insere Sines na Rota e Faixa da Seda».

A mega-iniciativa One Belt One Road tem sido fundamental para o progresso do porto chinês, explica também a aicep: «O progresso da taxa anual de transferência do Porto de Ningbo-Zhoushan tem sido sustentado por um incremento de todos os segmentos de carga, resultante de sinergias e parcerias estabelecidas entre a administração portuária chinesa e diferentes empresas no contexto da iniciativa One Belt One Road». Nos últimos anos,  foram firmadas mais de 20 parcerias com outras infra-estruturas portuárias e adicionadas mais cinco rotas marítimas (atingindo um total de 86).

 

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