man cite

MAN Truck & Bus apresenta o CitE: O Leão electrificado

Veículos Comentários fechados em MAN Truck & Bus apresenta o CitE: O Leão electrificado 261
Tempo de Leitura: 11 minutos

Definido pela fabricante como um «Leão electrificado», o MAN CitE é a mais recente solução de transporte urbano electrificado da MAN Truck & Bus e recebeu honras de estrela da companhia na IAA 2018estabelece novos padrões no transporte de distribuição urbano Na IAA 2018.



man gama eléctrica

MAN CitE junta-se à gama de distribuição urbana eléctrica da MAN

Este veículo de 15 toneladas caracteriza-se pelo design ergonómico e um acesso extremamente baixo, chão da cabine do motorista todo ao mesmo nível e fácil acessibilidade. A posição sentada baixa, amplas superfícies em vidro, bem como as câmaras de apoio permitem uma visibilidade completa do tráfico envolvente, tanto ao motorista como aos passageiros. O novo conceito de camião eléctrico foi desenvolvido em apenas 18 meses, e estabelece novos padrões em termos de ergonomia no local de trabalho, segurança e sustentabilidade no transporte de distribuição urbano.

A fabricante alemã lembra ainda que, no que diz respeito às questões de trânsito e qualidade de vida, as cidades enfrentam desafios cada vez maiores. Até 2050, estima-se que a população urbana aumente 50% em todo o mundo. Este crescimento implica, particularmente, mais tráfego de recolha de resíduos e distribuição, mais ruído, congestão das estradas e emissões poluentes. O resultado são leis e normas cada vez mais restritivas. Os fornecedores de serviços de transporte tem de adaptar os seus processos de trabalho a esta nova realidade, e simultaneamente, ter em conta o aumento da procura por transporte.

Levanta pois as questões de como é que as mercadorias serão transportadas para os negócios nas cidades com as novas restrições de emissões e ruído? De que forma é que os acidentes e danos causados por colisões podem ser evitados no tráfego urbano cada vez mais congestionado? Como é que o trabalho do motorista pode ser facilitado, quando estes têm que entrar e sair dos veículos dezenas de vezes ao longo do dia?

Para estas questões a MAN afirma ter a solução: o seu novo veículo de distribuição CitE.

MAN CitE: foco na ergonomia

A entrada do lado do condutor é de acesso particularmente fácil e confortável com os degraus baixos de 350 mm. Graças ao chão da cabine nivelado, o motorista pode sentar-se e encaixar facilmente as pernas. O chão nivelado permite ainda máxima liberdade de movimentos no interior da cabine. O motorista tem passagem livre para o lado do ajudante de motorista. Aqui, como a grande porta deslizante de abertura eléctrica, o CitE oferece as melhores condições de trabalho possíveis no estacionamento em segunda fila.

As portas abrem-se ao longo da largura e abertura completa. O banco do ajudante de motorista dobra-se automaticamente, o que oferece espaço de passagem adicional. Desta forma, o motorista pode entra e sair, permanecendo sempre de pé, sem qualquer esforço e sem ter de segurar-se a nada.

Esta é uma vantagem encarada como indispensável pela MAN, especialmente quando existem muitos locais de entrega num percurso. Ao abrir, a porta deslizante precisa de muito pouco espaço lateral, o que permite o estacionamento em espaços apertados e em segunda fila sem qualquer problema.

O CitE também é um exemplo de ergonomia em viagem. Todos os ecrãs estão colocados no campo de visão do motorista. O monitor foi desenhado para ser totalmente digital e permite a óptima visualização de toda a informação. Os botões estão colocados de forma lógica, de acordo com a frequência de utilização, e são de fácil acesso na posição sentada normal, bem como o suporte para copos e os locais de arrumo.

As prateleiras no local de trabalho do motorista são mais numerosas, e está ainda disponível um espaço na área central, por trás do qual um frigorífico ou caixa de bebidas podem ser armazenados em segurança. Por trás, na parede traseira, o motorista dispõe de uma espaçosa zona de arrumação.

Em ambos os arcos das rodas estão colocadas prateleiras, onde pode ser colocado um saco de viagem, por exemplo. O suporte para copos está convenientemente colocado no banco do motorista. Um pouco abaixo pode ser colocada uma pasta com os documentos necessários ao serviço. Por cima do motorista está ainda colocada uma grande prateleira de tejadilho, com um compartimento movível por cima da porta. Uma larga prateleira no painel de controlo estende-se até ao lado do ajudante de motorista. Os documentos de serviço podem também ser colocados directamente por baixo do painel de controlo. Na parte inferior do painel da porta, um largo compartimento permite a arrumação de 2 garrafas de 1.5 litros. Por cima da pega da porta existe uma pequena prateleira adicional.

Para que o motorista consiga trabalhar facilmente mesmo durante a noite, a cabine está optimamente iluminada. Isto inclui a iluminação da cabine, bem como das diversas prateleiras. Um suporte universal para tablet/smartphone no painel de controlo está colocado à vista do motorista, e com acesso fácil. Desta forma, é possível integrar um tablet ou smartphone no local de trabalho do motorista, de modo a que os processos de entrega de mercadorias e logísticas possam ser geridos digitalmente. Posteriormente, o dispositivo pode ser retirado do veículo para utilização no exterior. Estão disponíveis entradas USB junto ao suporte. Assim, funcionalidades relacionadas com os clientes, como uma nota de entrega digital, são facilmente integradas no processo de trabalho.

O ar condicionado do CitE foi pensado especificamente para as necessidades do transporte de distribuição urbano. O motorista entra e sai do veículo diversas vezes, está sempre em movimento, e as portas são abertas com frequência. Durante o Inverno o calor sai e no Verão as necessidades de arrefecimento são maiores – o que implica uma indesejada perda de energia num veículo eléctrico. Por este motivo, o conceito de ar condicionado do MAN CitE aplica um ar condicionado de cabine reduzida e efectua o calor por contacto u ventilação através do assento do motorista.

Nos meses de Verão, o calor e transpiração são eliminadas pela ventilação, e no Inverno o banco aquecido transmite uma sensação de calor imediata, o que alivia o sistema musculosquelético. Quando o tempo está extremamente frio, o aquecimento do volante permite aquecer as mãos do motorista.

MAN CitE: segurança total

Num veículo de distribuição urbano segurança significa, acima de tudo, visibilidade sem restrições do trânsito e restantes utilizadores da estrada. O contacto visual directo com ciclistas e peões é particularmente importante para o motorista, de forma a avaliar as situações correctamente, por exemplo, ao fazer uma curva.

A MAN teve em conta estes critérios no design do CitE. As superfícies da janela extremamente baixas permitem a máxima visibilidade directa para o exterior. Graças à baixa posição sentada, o motorista conduz ao nível dos ciclistas e peões. De modo a providenciar um campo de visão desobstruído para os semáforos e sinais de trânsito, a visibilidade é total, mesmo no lado do ajudante de motorista.

Como no intenso tráfego urbano não só a  visibilidade frontal e lateral importam, mas sim tudo o que acontece em redor do veículo, o motorista do CitE tem acesso a um sistema de câmaras de 360º. A visibilidade panorâmica em redor de todo o veículo é exibida no grande ecrã central, onde está também integrado o sistema de navegação e entretenimento. Ciclistas e peões, bem como quaisquer obstáculos, como veículos estacionados, estão sempre no campo de visão do motorista, o que é essencial, especialmente durante manobras.

cite manO CitE está também equipado com um novo sistema de substituição dos espelhos, que é uma comprovada e eficaz medida contra acidentes causados pelo ângulo morto. Desta forma, câmaras em ambos os lados do veículo emitem imagens em directo em dois ecrãs diferentes, o que reduz consideravelmente o ângulo morto. Apenas com um olhar, o motorista consegue avaliar toda a situação, sem ter de olhar para o espelho retrovisor, lateral e de curva. Dependendo da luz do dia, a tecnologia de câmara utilizada permite uma apresentação das imagens em alta definição, de modo a que o motorista tenha melhor visibilidade mesmo durante a noite e com condições de luminosidade variáveis. Além disso, este sistema tem muito menos limitações do que o sistema de espelhos, já que não embacia, e a visibilidade não fica diminuída pela sujidade o encadeamento. Isto aumenta a segurança, e como as probabilidades de danos por colisão são menores, existem menos custos com reparações.

MAN CitE: totalmente eléctrico em toda a cidade

A MAN concebeu o CitEpara ser simultaneamente um veículo elécrico e de distribuição urbana. Como a cadeia cinemática de um veículo diesel, com motor de combustão no eixo dianteiro, já não é  necessária, é possível que o veículo tenha o chão baixo, o que consequentemente traz mais espaço e liberdade de movimentos para os ocupantes da cabine. O CitE é propulsionado por um motor eléctrico colocado centralmente, do módulo de eMobilidade da MAN. As baterias de lítio ião estão colocadas por baixo da estrutura do veículo, e permitem uma autonomia de 100 km – o suficiente para um dia de distribuição na cidade.

O chassis é completamente revestido, o que aumenta a segurança para os outros utilizadores da estrada. Além disso, isto garante uma melhor protecção das baterias em caso de acidente. O objectivo principal para o CitE era poder ter equipamento convencional, apesar do conceito único da superestrutura. Basicamente, o CitE pode ser considerado para todas as aplicações de distribuição urbana, embora o foco principal seja o transporte de cargas secas, produtos e mercadorias para pequenos negócios. O MAN CitE está também equipado com pneus especiais da Continental. O pneu Conti e.MotionPro correspondia especificamente ao design do CitE, e possui ainda um perfil especial, com distintas riscas azuis na parede lateral, e o fundo dos sulcos azul, adequando-se na perfeição ao conceito do camião.

MAN CitE: «o impossível tornado possível!»

Sendo um conceito de veículo, o MAN CitE não é apenas um abordagem completamente novas, com diversas ideias inovadoras que se desviam dos veículos convencionais. Com o seu desenvolvimento, os criadores seguiram um caminho totalmente novo. No início, parecia que os requisitos do projecto não poderiam ser implementados. Um camião eléctrico completamente novo, que é também desenhado para as necessidades do transporte de distribuição urbano não poderia ser concebido em menos de dois anos – normalmente, um projecto desta envergadura demora no mínimo cinco anos, desde os primeiros esboços até à apresentação do veículo final.

Tornou-se rapidamente claro para a equipa que isto só seria possível com abordagens inovadoras à organização do trabalho. A solução foi encontrada no sector do desenvolvimento de software, com os seus ciclos de desenvolvimento de produto comparativamente mais curtos. Desta forma, métodos de trabalho ágeis foram a chave para controlar projectos complexos de forma flexível, manter o esforço burocrático o mínimo possível e manter as regras definidas.

oi definida uma equipa multifunções com base nestes princípios, e que  teve de organizar o seu trabalho de forma flexível e dinâmica. Reuniões regulares com os participantes do projecto aceleraram os processos de tomada de decisões significativamente. Através desta abordagem, o MAN CitE foi assim criado em apenas 18 meses, e está a ser finalmente apresentado na IAA 2018, pronto para ser conduzido. Este sucesso deve-se ao desempenho excepcional de uma equipa altamente motivada, que com o MAN CitE estabeleceu novos padrões em termos de ergonomia no local de trabalho segurança e sustentabilidade no transporte de distribuição urbano. Após a apresentação ao público na IAA 2018, e dependendo do feedback e pedidos, a produção de mais veículos MAN CitE é uma possibilidade.



Author

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com