MAN apresentou a nova geração de camiões que marcará o futuro do sector

Terrestre, Veículos Comentários fechados em MAN apresentou a nova geração de camiões que marcará o futuro do sector 546
Tempo de Leitura: 5 minutos

A MAN apresentou ontem (dia 10 de Fevereiro), em Bilbau, a sua nova geração de camiões (TGX, TGS, TGM e TGL), apostada em liderar o mercado nesta nova vaga de soluções sustentáveis de transporte inteligentes. A nova geração, desvendada ao mundo também através de streaming, é, na visão da marca, a materialização da evolução da MAN Truck & Bus, corporalizada na eficiência de soluções adaptadas às necessidades dos condutores.

Primazia à simbiose condutor-camião

Um dos focos desta nova geração é o bem-estar do condutor e a sua simbiose com a máquina: a MAN levou em consideração a figura do motorista durante o processo de design dos novos veículos: prova disso é a clara fixação de padrões optimizados em termos de conforto, ergonomia, operação intuitiva e segura, interconexão de rede com dispositivos e aplicativos digitais e também em aspectos complementares, como a amplitude interior.

A marca desenvolveu novos assentos, resultado de centenas de pesquisas levando em conta o feedback dos motoristas. O design exclusivo promove uma posição ergonómica correta, possível graças aos diferentes graus de dureza da espuma e ao contorno específico da MAN. Opcionalmente, está disponível um sistema de ar condicionado que esfria, aquece e seca as superfícies de contacto do assento e do encosto. Nos modelos de suspensão pneumática, o ajuste do cinto de segurança foi integrado para garantir uma operação confortável para pessoas de qualquer tamanho e altura.

A consola é agora distribuída em dois níveis, oferecendo distâncias de condução e leitura ergonomicamente ideais. Todos os elementos de controlo necessários durante a viagem estão ao alcance do motorista. O velocímetro e o conta-rotações estão em uma tela colorida de alta resolução de 12,3 polegadas. Entre eles, um visor central mostra informações sobre os sistemas de assistência ao motorista através de uma representação 3D do veículo.

A construtora redesenhou e reposicionou a operação da caixa de mudanças TipMatic com um interruptor na coluna de direcção, no lado direito do volante. Também incorporou vários sistemas de assistência, como o novo auxiliar de viragem, a assistência para engarrafamentos e o assistente de mudança de faixa – ferramentas que facilitam o trabalho do motorista e aumentam a segurança nas estradas, vinca a MAN.

Potencial de eficiência no topo das prioridades da MAN nesta nova geração

A família de motores Euro-6d, apresentada em 2019, exibe todo o seu potencial de eficiência na nova geração de veículos MAN. A interacção entre os motores e outros componentes da cadeia cinemática e o software recém-desenvolvido possibilita uma redução de consumo de até 8%. A aerodinâmica aprimorada do novo design do veículo também contribui para isso. Além disso, por meio de aplicativos digitais (MAN Perform e MAN Connected CoDriver Training), o fabricante oferece possibilidades de formação para que se alcance um estilo de condução ainda mais eficiente.

O fabricante alemão introduziu melhorias em seu motor D26, que garantem maior potência, cerca de 70 kg a menos de peso e a mencionada redução no consumo de combustível. Está disponível nas variantes de potência de 430, 470 e 510 cv. O torque é 2200, 2400 e 2600 Nm e está disponível de 930 rpm a 1350 rpm. Para maiores requisitos de energia, está disponível o modelo MAN D38 (540 cv, 580 cv e 640 cv).

O motor D15, que foi totalmente desenvolvido de raiz, conta com uma cilindrada de nove litros e um espectro de potência de 330 cv, 360 cv e 400 cv é especialmente poderoso e, graças à sua estrutura compacta e simplificada, muito leve e robusto. Mesmo a baixas velocidades, é capaz de gerar torque máximo e é, assegura a marca, o motor ideal para aplicações de construções sensíveis ao peso, para transporte de entrega médio e pesado, não deixando também de ser indicado para o transporte leve. Os novos métodos e materiais de construção tornam-o 230 kg mais leve que o motor D20, que foi substituído desde a introdução da família de motores Euro 6d.

Os novos e leves camiões MAN TGL e TGM estão equipados com o motor MAN D08, completamente redesenhado no ano de 2018, como uma variante de quatro ou seis cilindros.

Novo MAN EfficientCruise

O novo MAN EfficientCruise completa os componentes perfeitamente coordenados da cadeia cinemática na nova geração de camiões da MAN. O sistema de assistência baseado em GPS disponível para as séries MAN TGX e TGS é uma extensão do cruise control adaptável ACC e do regulador de velocidade de condução FGR. O sistema determina continuamente a posição actual e a direcção do camião e combina essas informações com os dados das rotas armazenadas e a rota planeada no sistema de navegação. Assim, o sistema reconhece a topografia do traçado da estrada e calcula a melhor estratégia de velocidade e troca de marchas para tráfego optimizado em relação ao consumo.

Tempo de actividade optimizado: rentabilidade máxima

A MAN incorporou uma arquitectura de desenvolvimento electrónico completamente nova e simplificada que melhora e expande significativamente a funcionalidade do camião. Além disso, adiantou a construtora, foi adicionado um sistema digitalizado de gestão de manutenção, aperfeiçoado de forma abrangente (MAN ServiceCare), a fim de reduzir os custos operacionais e garante a máxima disponibilidade dos novos veículos MAN TG.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com