MAN e Deutsche Bahn criam projecto de operação de camião automatizado em terminal logístico

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Um projecto para o futuro está a ser lançado em conjunto pela MAN, Deutsche Bahn, a Universidade Hochschule Fresenius de Ciências Aplicadas e Götting KG: um camião totalmente automatizado está a ser desenvolvido e testado para o manuseamento de contentores mais flexível, no terminal.

A fim de automatizar a expedição entre diferentes modos de transporte, o projecto ‘Inovação Autónoma em Operações em Terminais’ (ANITA) foi lançado a 1 de Julho – um camião totalmente automatizado irá ser desenvolvido e testado em operações logísticas reais no Terminal DUSS em Ulm.

Projecto ANITA é novo passo na «automatização de todo o processo de transporte»

A combinação intermodal de transporte rodoviário, ferroviário e/ou marítimo é, recorde-se, um dos mercados de crescimento mais rápido em todo o campo do transporte de mercadorias. «O projecto ANITA é outro elemento importante na estrada para a automatização de todo o processo de transporte. Torna possível a utilização de veículos e motoristas de forma mais flexível», explica a MAN, via comunicado.

Os parceiros do projecto são a MAN Truck & Bus SE, Deutsche Bahn AG, Götting KG e a Hochschule Fresenius University of Applied Sciences. O projecto está a ser financiado com cerca de 5,5 milhões de euros pelo programa ‘Novas Tecnologias de Veículos e Sistemas’ do Ministério Federal Alemão para os Assuntos Económicos e Energia e está programado para decorrer durante 39 meses. O camião totalmente automatizado será utilizado nas instalações de Ulm Dornstadt. Deslocar-se-á autonomamente dentro do depósito de contentores da DB Intermodal Services e do terminal DUSS.

MAN: transporte combinado é a chave para descarbonizar o transporte

Um ‘condutor de segurança’ da MAN, estará sempre a bordo durante os testes. A infra-estrutura digital e todos os interfaces necessários serão primeiro, instalados no local. Operadores de grua experientes manusearão os contentores para garantir que as operações possam ser testadas em condições reais. «O transporte combinado é a chave para descarbonizar com sucesso o transporte», vincou a MAN na missiva à qual acedemos.

A Götting KG irá desenvolver algoritmos para determinar a localização do veículo e detectar obstáculos. «O projecto ANITA deverá melhorar a nossa capacidade de detecção do nosso ambiente a um nível totalmente novo à medida que nos esforçamos por alcançar a automatização total. Colaborar com parceiros-chave dentro de um ambiente real é extremamente importante para a Götting KG», declarou, Hans-Heinrich Götting, da empresa.

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