eTGM MAN

MAN eTGM entra em acção na Noruega: camião eléctrico será elo vital na logística de Oslo

Logística, VeículosComentários fechados em MAN eTGM entra em acção na Noruega: camião eléctrico será elo vital na logística de Oslo278
Tempo de Leitura: 3 minutos

O Grupo Posten Norge colocou ao serviço o primeiro camião totalmente eléctrico de 26 toneladas, um MAN eTGM. O camião eléctrico será utilizado para a entrega e recolha de encomendas em centros logísticos no centro de Oslo, substituindo o camião a diesel que era anteriormente utilizado. Com o MAN eTGM, o Norwegian Post está a iniciar a conversão da sua frota de camiões pesados em unidades alternativas.

«É muito importante para nós em Posten Norge que o maior número possível dos nossos veículos sejam livres de combustíveis fósseis. E já percorremos um longo caminho para o conseguir com veículos apropriados. O facto de estarmos agora a receber um camião de 26 toneladas que funciona a electricidade é um grande passo para atingir este objectivo», declarou Hans-Øyvind Ryen, Vice-Presidente Executivo de Operações na Noruega do Grupo Posten Norge. Um total de 26 por cento da frota já funciona com energias renováveis. O recém-chegado de Munique é cerca de três vezes maior do que os veículos de distribuição mais pesados da frota eléctrica dos Correios noruegueses até à data.

Também para a MAN Truck & Bus Noruega, o primeiro eTGM entregue é um marco importante rumo ao futuro sustentável da mobilidade, como salienta o Director de Vendas Lars B. Sand, citado por um comunicado, ao qual acedemos: «Soluções amigas do ambiente têm uma alta prioridade na Posten Norge e estamos muito orgulhosos de fazer parte deste investimento. Como fabricante, estamos a fazer a nossa parte para descarbonizar com sucesso o transporte. A entrega do nosso primeiro camião totalmente eléctrico de 26 toneladas é um dia especial para a MAN na Noruega».

O MAN eTGM: totalmente eléctrico no transporte pesado de distribuição

eTGM MANO MAN eTGM tem sido produzido desde Novembro de 2019 e, assegura a marca, «responde a todas as principais exigências colocadas aos serviços de transporte de mercadorias nas cidades do futuro: É silencioso e funciona com zero emissões locais. Ao mesmo tempo, o camião tem carga útil suficiente para fazer face às tarefas típicas de transporte no tráfego de distribuição médio e pesado».

O MAN eTGM pode ser configurado como um veículo com uma carroçaria refrigerada, uma carroçaria intermutável ou para transporte de bebidas. O veículo de distribuição totalmente eléctrico tem um peso total admissível de 26 toneladas e é alimentado por um motor eléctrico de 264 kW (360 cv), que fornece um binário máximo de 3.100 Nm. As unidades auxiliares como a direcção assistida, compressores de ar e o sistema de ar condicionado são eléctricas, com o sistema de gestão de energia a controlá-las conforme necessário para assegurar a poupança de energia.

Quando o veículo é submetido a uma travagem, a energia cinética do veículo é convertida em energia eléctrica e devolvida ao armazenamento da bateria. Isto pode aumentar significativamente o alcance. Um visor no cockpit informa o condutor sobre o nível actual de energia das baterias. A energia para o camião é fornecida por baterias de iões de lítio de alto desempenho do Grupo Volkswagen.

Estas estão localizadas sob a cabine acima do eixo dianteiro, onde a linha propulsora a diesel está localizada em veículos convencionais. Outras baterias podem ser encontradas na estrutura do veículo. Dependendo do campo de aplicação e das condições climatéricas e topográficas, o MAN eTGM ostenta um alcance de até 200 quilómetros. As baterias podem ser carregadas utilizando corrente alternada com uma capacidade de carga de 22 ou 44 kW, ou com 150 kW de corrente contínua no que é conhecido como «carga de alta potência».

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com