MAN eTGM revela todo o seu carácter utilitário após aposta da empresa De Jong Zuurmond

Empresas, VeículosComentários fechados em MAN eTGM revela todo o seu carácter utilitário após aposta da empresa De Jong Zuurmond85
Tempo de Leitura: 4 minutos

MAN eTGMDe Jong Zuurmond tornou-se a primeira empresa nos Países Baixos a expandir a sua frota com o camião eléctrico MAN eTGM. A companhia utiliza três dos camiões totalmente eléctricos de 26 toneladas. A frota eléctrica do cliente de longa data da MAN também inclui uma carrinha eTGE.

De Jong Zuurmond utiliza os camiões eléctricos da MAN para um dos seus clientes mais importantes: a agência Rijkswaterstaat, que faz parte do Ministério das Infra-estruturas e Gestão da Água dos Países Baixos. Esta agência pediu à De Jong Zuurmond para optar pela tecnologia e veículos amigos do ambiente e neutros em termos de CO2 – tal aposta passou pela electromobilidade oferecida pela MAN e pelo seu modelo eTGM, tido como «elemento importante na estratégia de descarbonização do prestador de serviços de manutenção», explicou a marca, em comunicado.

De frisar que a empresa De Jong Zuurmond gera a electricidade para o eTGM e o eTGE da MAN nas suas próprias centrais eólicas e solares. Os camiões eléctricos de 26 toneladas da MAN provaram rapidamente ser uma mais-valia eficiente para a frota da empresa. Os eTGM são utilizados para trabalhos de marcação de estradas, e este Inverno um veículo foi também utilizado pela primeira vez como veículo espalhador de sal.

Em países onde a neve é uma presença assídua, são cruciais os veículos especiais para a espalhar sal na estrada. Quando a neve cai, as empresas de construção são contactadas para ver se têm capacidade livre nos seus camiões basculantes. Os camiões basculantes livres são então equipados com um sistema de adaptação para a duração do Inverno e os silos com um espalhador de sal são amarrados à estrutura.

O accionamento da espalhadora desta super-estrutura é realizada por uma bomba hidráulica rebatível ao cubo da roda no último eixo. Tal permite a proporcionalidade desejada entre a velocidade e a quantidade de aplicação. Na De Jong Zuurmond, o sistema foi montado na carroçaria existente no eTGM durante o início do Inverno. E depois o camião eléctrico passou por cima das estradas cobertas de neve e gelo para as distribuir.

A energia para o eTGM é fornecida por baterias de iões de lítio de alto desempenho do Grupo Volkswagen. Estas estão localizadas por baixo da cabine do condutor acima do eixo dianteiro, onde o motor a diesel está localizado em veículos convencionais. Outras baterias estão localizadas na estrutura do veículo. Durante as fases de ultrapassagem e travagem, a energia cinética do veículo é convertida em energia eléctrica e transferida de volta para as unidades de armazenamento de baterias. Isto aumenta visivelmente a autonomia, explicou a MAN, no comunicado.

eTGM: Bom para o ambiente – e para os seus ouvidos

«Com o eTGM, conseguimos reforçar a nossa frota eléctrica e aproximar-nos bastante do nosso objectivo de nos tornarmos livres de emissões. A MAN é actualmente o único fabricante que nos pode fornecer camiões eléctricos adequados montados de fábrica», comentou o empresário Gerrit Zuurmond. Mas não é apenas o ambiente que beneficia. Há também um feedback positivo por parte dos empregados: «Os nossos condutores desfrutam da paz e do silêncio no trabalho, porque não há ruídos altos do motor no eTGM ou no eTGE. Além disso, os veículos têm um binário extremamente elevado. Quando partimos com um eTGM num semáforo, outros camiões e autocarros não conseguem acompanhar-nos», acrescentou.

Camiões eléctricos da MAN: poderosos em desempenho e conforto

O eTGM é alimentado por um motor eléctrico de 264 kW (360 cv) que atinge um torque máximo de 3.100 Nm. A cabine do condutor está equipada com as mesmas características que outros camiões, desde assentos com suspensão pneumática até ao aquecimento. Componentes auxiliares como a direcção assistida, compressor de ar ou ar condicionado são operados electronicamente e controlados pelo sistema de gestão de energia de acordo com as necessidades e, por conseguinte, com economia de energia.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com