MAN implementa estratégia de «mobilidade livre de CO2» rumo às emissões zero

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A MAN Truck & Bus está a promover a mobilidade livre de CO2 na estrada, com as soluções eléctrico e hidrogénio. A empresa anunciou que está a celebrar várias parcerias com este propósito, encarando o hidrogénio «como combustível alternativo em funcionamento em protótipos a partir de 2021», prevendo, em 2023/2024, efectuar «testes de clientes de camiões H2» como parte do projecto Bayernflotte.

Hidrogénio encarado como «opção complementar»

MANA divisão da MAN revelou ainda que se encontra em cooperação com universidades, na área da investigação, planeada nos transportes públicos e distribuição, contexto no qual «os veículos eléctricos a bateria são a escolha», salientou, recordando que já disponibiliza o MAN Lion’s City E e eTGE, bem como o camião de distribuição eléctrica eTGM. O camião totalmente eléctrico da nova geração de camiões vai fazer-se à estrada a partir de 2023.

«Para além do rápido desenvolvimento da tecnologia de baterias, o hidrogénio (H2) é uma boa opção complementar como combustível alternativo para o transporte de longa distância, razão pela qual a MAN Truck & Bus está agora a apresentar o seu plano de I&D para o efeito: de acordo com isto, os veículos protótipos deverão ser construídos já no próximo ano, em conformidade com os projectos de desenvolvimento actualmente em curso», revelou a marca via comunicado. A MAN está a testar tanto a utilização de uma célula de combustível como de um motor de combustão H2.

As vantagens, vincou a marca, «são óbvias» – esta forma de mobilidade eléctrica é «muito amiga do ambiente». As células de combustível, explicou, não causam quaisquer emissões nocivas ao clima, uma vez que apenas emitem vapor de água. Por outro lado, graças à geração de energia a bordo, o seu alcance de cerca de 800 km é suficientemente grande para o transporte de camiões de longa distância com uma elevada carga útil. O motor de combustão a hidrogénio, por outro lado, oferece uma solução mais prontamente disponível e robusta graças à conhecida tecnologia de base.

MAN quer ««testar todo o ecossistema do hidrogénio na logística dos transportes»

Estão previstos ensaios práticos em cooperação com clientes selecionados para 2023/24. O objectivo da MAN é «testar todo o ecossistema do hidrogénio na logística dos transportes». Como parte de uma frota chamada bávara, a MAN gostaria de testar o hidrogénio para utilização no transporte rodoviário de mercadorias de longa distância num projecto de consórcio em conjunto com operadores de infra-estruturas bávaras e parceiros de expedição de mercadorias. Estão já em curso conversações iniciais sobre este assunto com o governo do estado da Baviera.

«Levamos muito a sério a nossa responsabilidade para com o ambiente e a sociedade, pelo que a MAN Truck & Bus está a utilizar muita energia para o desenvolvimento de sistemas de transmissão alternativos», comentou Frederik Zohm, membro do Conselho Executivo para a Investigação e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus. «O hidrogénio pode ser uma solução interessante, mas depois as infraestruturas precisam de ser significativamente expandidas. Estamos felizes por dar o nosso contributo, desenvolvendo os veículos certos», finalizou.

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