MAN

eMobilidade da MAN vence prémio europeu de sustentabilidade

VeículosComentários fechados em eMobilidade da MAN vence prémio europeu de sustentabilidade600
Tempo de Leitura: 3 minutos

O conceito de eMobilidade da MAN, que consiste no desenvolvimento e teste de camiões totalmente eléctricos, foi o vencedor da categoria de camiões do Prémio Europeu de Transporte em Sustentabilidade, entregue pela publicação alemã ‘Transport’.



Este prémio, que já vai na quarta edição, é atribuído a empresas ligadas à indústria dos veículos comerciais, cujos esforços combinem sucesso económico com responsabilidade social e protecção ambiental, e cujas acções sustentáveis permitam maior crescimento e prosperidade. Este ano houve 16 vencedores em 16 diferentes categorias.

Da esquerda para a direita: Susanne Stephan, consultora de media na Transport; Felix Kybart, Responsável por Meios de Porpulsão Alternativos, MAN Truck & Bus AG; Christopher Kunstmann, CFO MAN Truck & Bus Deutschland GmbH; Bert Brandenburg, Director da Huss-Verlag

Testes com camiões eléctricos arrancam em 2018

A MAN Truck & Bus e o Conselho Austríaco para Logística Sustentável (CNL), chegaram a acordo para, em conjunto, testar e optimizar camiões totalmente eléctricos. A produção destes veículos terá lugar na fábrica da MAN em Steyr, na Áustria. No início de 2018, nove camiões MAN de distribuição completamente eléctricos começarão a ser utilizados em trabalhos diários.

Produção em série em 2021

A produção de uma pequena série inicial está planeada para o final de 2018, e em 2021 a MAN irá começar a produção em série de camiões eléctricos para transporte urbano de distribuição, e que irá contribuir significativamente para a redução das emissões e do ruído em centros urbanos.
Ao funcionar a partir de energia produzida por regeneração, os eTrucks MAN alcançam uma redução de 100% das emissões de CO2.

O potencial de utilização de energia eléctrica no transporte de distribuição é particularmente elevado em cidades, pois é aí que o controlo da poluição e a redução de ruído assumem maior importância. No caminho de ‘baixas emissões’ para ‘sem emissões’, as empresas de transporte e operadores de frota enfrentam vários desafios, que vão além do próprio veículo. Para dar resposta a estes problemas, a MAN Truck & Bus criou uma equipa de consultoria especializada em soluções de transporte adaptadas às necessidades de cada um, e que ofereçam o maior benefício económico possível.

Além de assuntos relacionados com os veículos, a equipa de consultoria também lida com questões ligadas às infraestruturas e necessidades energéticas, bem como conceitos de manutenção e design de frota.

eMobilidade também nos autocarros

Como parte do seu projecto de eMobilidade, em 2018 a MAN vai também apresentar uma versão prévia de um autocarro eléctrico (BEV), e vai testar na estrada uma frota. A produção em série de autocarros urbanos 100% eléctricos terá início no final de 2019. Os conhecimentos tecnológicos relacionados com o kit modular de eMobilidade do sector dos autocarros também serão aplicados nos eTrucks. No desenvolvimento do seu projecto de eMobilidade, a MAN tira partido da sua posição como membro do Grupo Volkswagen, estabelecendo sinergias dentro do Grupo e adquirindo conhecimento e experiência da área de veículos ligeiros de passageiros.

O Prémio Europeu de Transporte em Sustentabilidade é atribuído de dois em dois anos desde 2011 pelo jornal Transport, da editora HUSS-VERLAG. Entre os vencedores deste ano estão incluídos grandes grupos das indústrias de veículos comerciais e distribuição, bem como pequenas e médias empresas, e até start-ups.


Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com