MAN CAVE realidade virtual

MAN recorre à realidade virtual para corrigir possíveis erros ainda antes do primeiro protótipo

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Antes da produção do seu primeiro protótipo, os camiões e autocarros da MAN Truck & Bus, ganham a sua forma virtual num laboratório a três dimensões – o CAVE (Cave Automatic Virtual Environment).



Aqui, a equipa da fabricante alemã consegue detectar possíveis falhas, muito antes do início da produção. Tudo isto na sua fábrica de Munique, num espaço de design criativo de alta tecnologia com 46 m², cinco computadores de elevado desempenho que incorporam gráficos de última geração, câmaras de infravermelhos, projectores estéreo e com uma resolução de imagem de 2K em quatro grandes ecrãs.

Modelos MAN existem virtualmente um ano antes de existirem fisicamente

MAN CAVE realidade virtual 2Tudo começa cerca de um ano antes do início da construção propriamente dita. Aí, o CAVE permite aos especialistas moverem-se em torno de uma maqueta virtual do novo modelo de camião ou autocarro, através de um conjunto de auscultadores e controlo 3D, e esclarecer assim algumas questões chave na fase inicial do processo: todas as componentes das unidades têm óptima acessibilidade? O produto ou o processo de produção têm de ser adaptados de alguma forma?

«A vantagem da realidade virtual é que nos permite poupar tempo, material e muito dinheiro», indicou o engenheiro  de desenvolvimento avançado e protótipos da MAN, Martin Raichl. O CAVE também permite à MAN ultrapassar os desafios colocados pelo sistema de conjuntos modulares e pela vasta gama de diferentes modelos de veículos comerciais produzidos: um travão pode ajustar-se perfeitamente no MAN Lion’s Coach, por exemplo, mas ter de ser adaptado para a instalação em modelos de autocarros de serviço. Os testes em 3D avançado de possibilidades de construção permitem à equipa do CAVE identificar potenciais problemas e encontrar soluções atempadamente.

Virtualidade em marcha

O CAVE representou um investimento de cerca de 500.000€ por parte dos departamentos de Produção, Desenvolvimento e Logística da MAN, no entanto, a fabricante afirma que esse valor foi rapidamente amortizado, graças aos erros de planeamento identificados nos protótipos virtuais, que evitaram a construção dos verdadeiros veículos: até 50% dos potenciais defeitos são identificados com o CAVE, o que significa que estes custos são eliminados no subsequente processo de produção.

Sucesso alemão replicado noutras fábricas

E o sucesso do CAVE está a ser replicado em todas as operações do fabricante de veículos comerciais: as fábricas da MAN em Nuremberga (Alemanha), Steyr (Áustria), Ancara (Turquia) e Starachowice (Polónia) também já possuem laboratórios virtuais. A ligação em tempo real entre os vários CAVE da MAN permite às equipas colaborarem nos mesmos modelos virtuais em simultâneo, mesmo além-fronteiras.

A tecnologia é também continuamente aperfeiçoada. Recentemente os engenheiros da MAN começaram a utilizar acessórios no CAVE, como óculos de realidade virtual e controladores, de forma a poderem visualizar os designs dos veículos de forma mais precisa e realista. No futuro, está prevista a introdução de dispositivos de corpo inteiro, para simular o stress físico a que, por exemplo, um técnico está sujeito ao instalar um silenciador de escape.



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