MAR no pódio dos registos de navios da UE e o motor da entrada de Portugal no top-15 mundial

Marítimo Comentários fechados em MAR no pódio dos registos de navios da UE e o motor da entrada de Portugal no top-15 mundial 250
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) enalteceu o crescimento de Portugal no que toca à evolução constante da sua frota de navios, uma tendência que se tem vindo a consolidar desde 2013, à boleia do trabalho feito no âmbito do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR). No contexto da União Europeia (UE), o MAR está no pódio, apenas atrás de Malta e Chipre.

MAR catapulta bandeira portuguesa para o top-15 mundial

Segundo adianta hoje o ‘Jornal Económico’, este progresso materializou-se (de acordo com dados recentes das Nações Unidas) também na entrada de Portugal no top 15 dos Registos a nível mundial, devido à acção do MAR. O reconhecimento desta evolução sólida chega na ressaca da divulgação de um estudo da OCDE, no qual Portugal é enfatizado como sendo um dos escassos estados de bandeira da Europa que lograram ter sucesso estável no crescimento da sua frota nestes recentes anos. Os dados vêm reforçar a importância do MAR no dinamismo luso, nesta área da Economia do Mar.

O pódio no contexto da União Europeia e a ascensão ao top-15 mundial reflectem a crescente importância do registo MAR, e o seu peso entrópico e pendor dinamizador na evolução do crescimento da marinha mercante com bandeira portuguesa, uma tendência que tem sido reconhecida em vários fóruns e organismos internacionais, não apenas devido ao número de navios de comércio registados e correspondente tonelagem de arqueação bruta como também à capacidade de atrair armadores de grande qualidade.

Registo tem potencial para ser um dos maiores da UE

Recorde-se que, durante o evento internacional Portugal Shipping Week, realizado em Setembro do ano passado, em Lisboa, membro do Conselho Administrativo da European International Shipowners Association of Portugal (EISAP), declarou que o MAR «tem um potencial enorme que pode, a curto/médio prazo, o maior ser registo da União Europeia». Tal desígnio está, pé ante pé, cada vez mais perto.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com