Marco Vale

Marco Vale e os prazos das concessões portuárias: «Temos de nos adaptar ao mundo em que vivemos»

Marítimo Comentários fechados em Marco Vale e os prazos das concessões portuárias: «Temos de nos adaptar ao mundo em que vivemos» 317
Tempo de Leitura: 2 minutos

Marco Vale, director-geral da MSC Portugal, concedeu uma entrevista ao Jornal de Negócios – a conversação, conduzida pela jornalista Maria João Babo, abordo, entre vários temas da actualidade, o prazo das concessões portuárias em Portugal. Para o responsável da MSC Portugal, a duração das concessões tem um efeito directo na competitividade e na atractividade da potencial captação de investimento.

Prazos das concessões: Portugal tem de estar no «campeonato ibérico»

Questionado sobre a importância de um futuro aumento do prazo das concessões portuárias, Marco Vale foi peremptório: «Temos de nos adaptar ao mundo em que vivemos e quando em Espanha já temos prazos de 50 anos quer dizer que o operador pode ser mais competitivo do que o nosso que só tem 25 ou 30 anos. Temos de entrar num campeonato, no mínimo, ibérico», começou por declarar.

«Uma coisa é amortizar investimento em 50 anos, outra é em 20 ou 30. O que devemos tentar atrair é grupos com músculo para investir, e se for a longo prazo melhor. Um projecto a 50 anos garante postos de trabalho e serviços acessórios durante muitos anos. Temos de nos adaptar a isso, caso contrário os portos ao lado vêm-nos buscar os contentores», sublinhou Marco Vale.

Marco Vale: portos capazes de ser mais económicos conquistarão as cargas

Para o director-geral da MSC Portugal, é vital que a competitividade lusa também assente na estruturação temporal mais adequada ao investimento e à rentabilidade do mesmo, para que os portos rivais que competem pelas cargas não tenham, nesse capítulo, uma vantagem a priori: «Sines está no cruzamento das grande rotas marítimas mas se um porto espanhol ficar muito mais económico a carga é transbordada lá em vez de ser em Portugal», alertou o responsável da MSC Portugal.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com