Marco Vale

Marco Vale (MSC): «A MSC, em termos de frota marítima, está com um grande crescimento»

Marítimo Comentários fechados em Marco Vale (MSC): «A MSC, em termos de frota marítima, está com um grande crescimento» 354
Tempo de Leitura: 3 minutos

Em declarações prestadas durante a conferência ‘Digital Transition in Shipping‘ (evento realizado pela ENIDH e que contou com cobertura da Revista Cargo), Marco Vale, managing director da MSC Portugal, vincou que a MSC «está com um grande crescimento» no que toca à sua frota marítima. Segundo o responsável, é expectável que a transportadora marítima helvética ultrapasse a Maersk «nos próximos anos».

MSC provavelmente «assumirá a liderança» nos «próximos anos»

No arranque da sua intervenção, Marco Vale deixou um agradecimento «a toda a fantástica equipa da escola náutica, que, mais uma vez, reuniu vários intervenientes de vários sectores da nossa indústria, colocando-nos todos a falar sobre aquilo que nos acompanha, quer seja nos estudos, quer seja na empresa onde trabalhamos». A conferência, recorde-se, foi realizado no âmbito do projecto eShip, em que a ENIDH está envolvida.

«A MSC, em termos de frota marítima, está com um grande crescimento, e, provavelmente, nos próximos anos assumirá a liderança», declarou Marco Vale, confirmando a tendência de intensificação da transportadora marítima de contentores no que toca à aposta de aumento da capacidade de carga global. Assim, nos anos que se seguem, espera-se que a companhia da família Aponte destrone, neste aspecto, a rival nórdica Maersk.

Marco Vale: Pandemia acelerou «necessidade de ferramentas digitais»

MSCO managing director da MSC Portugal abordou também a revolução digital, acelerada pela pandemia: «Sobre a revolução digital e evolução tecnológica que estamos a viver, os tempos são bastante interessantes, essencialmente por duas razões: primeiro, pela rapidez da evolução da tecnologia, e, depois pela sua abrangência. Todos nós, hoje em dia, usamos ferramentas nos nossos telemóveis que foram inventadas há semanas atrás. A abrangência é enorme e toda a população global tem acesso a tais ferramentas. A velocidade de multiplicação é muito grande», disse.

«Alguém imaginou o que faríamos com esta pandemia se tivesse surgido nos anos 80? Tempos em que não tínhamos a capacidade de trabalhar remotamente, como hoje em dia? Seria realmente catastrófica em termos logísticos e de manutenção do fluxo de bens, de mercadorias e até de pessoas», analisou Marco Vale. «A pandemia veio acelerar a necessidade de ferramentas tecnológicas e digitais. A verdade é que grande parte dessas ferramentas já vinha sendo utilizados ou já se encontravam disponíveis, porque, essencialmente, o mercado em si já o exigia antes. Os clientes – a força motriz de qualquer mercado – exigiam soluções digitais que permitissem poupar tempo e recursos, e, além disso, desviar os recursos de tarefas repetitivas e muitas vezes dadas a erros e falhas humanas», prosseguiu o responsável da MSC.

Os avanços da desmaterialização são, actualmente, um trunfo inquestionável no âmago do Shipping moderno, salientou Marco Vale: «A interacção digital das empresas é, portanto, uma resposta a isso: hoje em dia podemos pedir uma cotação de transporte marítimo por via digital, ter uma resposta quase em tempo real ou fazer toda a troca de informação para se elaborar o conhecimento de embarque de uma mercadoria por meios digitais, evitando envios de emails e correcções. Tudo isto elimina a falha humana a presta um melhor serviço para o cliente».

Contentores inteligentes: MSC trabalha em solução «evoluída» para carga reefer

«Temos também a vertente digital em termos do controlo físico de contentores. Na MSC temos aquilo a que chamamos contentores inteligentes, que torna possível o cliente saber onde está o seu contentor, em que situação se encontra. Para a carga reefer estamos a trabalhar em uma solução ainda mais evoluída. Navios autónomos: não é uma realidade hoje em dia – já existem testes e tecnologia para tal – mas certamente será no futuro próximo. Tudo isto vem beneficiar a nossa vida. É verdade que mudará o tipo de emprego», rematou o responsável.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com