Margem operacional das transportadoras marítimas desce 1,2%

Marítimo Comentários fechados em Margem operacional das transportadoras marítimas desce 1,2% 312
Tempo de Leitura: 2 minutos

A margem operacional das grandes transportadoras marítimas de contentores desceu 1,2% durante o primeiro trimestre de 2017, de acordo com o mais recente relatório da consultora marítima Alphaliner. Como ressalva o relatório divulgado na última semana, apenas cinco das onze grandes operadoras marítimas registaram lucros, apesar do aumento das taxas de carregamento e os volumes transportados em relação ao mesmo período de 2016. Explica a Alphaliner que tal se deve ao aumento de custos com o combustível marítimo e aos efeitos da celebração do sempre agitado ano-novo chinês.

CMA CGM regista a maior margem operacional

No primeiro lugar está a francesa CMA CGM, com um EBIT de 5,5%, lucros de 224 milhões de euros e uma receita situada na ordem dos 4.119 milhões de euros. A aquisição da APL, em Junho de 2016, parece ter tido efeitos imediatos na performance do operador gaulês, já que se verificou um aumento dos volumes transportados nas rotas Este-Oeste da CMA CGM, factor que compensou a debilidade registada nas rotas Norte-Sul. Na segunda posição vem a israelita ZIM, com uma margem operacional de 4,7%, lucros de 27,6 milhões de euros e receitas de 584 milhões de euros. O pódio é fechado pela Evergreen, com uma margem operacional de 2%, 970 milhões de proveitos e 18,7 milhões de receita.

Maersk Line volta a registar perdas pelo 4º trimestre seguido

A líder de mercado Maersk Line, que se ficou pela sétima colocação aferida pela Alphaliner, voltou a registar perdas pelo quarto trimestre consecutivo – as perdas da gigante dinamarquesa atingiram os 49,9 milhões de euros, com uma descida de 1% do EBIT e receitas na ordem dos 4,896 milhões de euros. Os números analisados pela consultora Alphaliner reflectem, assim, o objectivo fracassado da companhia nórdica de atingir um EBIT de 5%.

 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com