Martin Dorsman (ECSA): Meta «zero emissões» requer «mudança radical» na indústria marítima

Marítimo Comentários fechados em Martin Dorsman (ECSA): Meta «zero emissões» requer «mudança radical» na indústria marítima 253
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Comissão Europeia anunciou, na passada Quarta-feira (dia 11), a inclusão do transporte marítimo no chamado Green Deal europeu, sob o qual várias iniciativas políticas visam colocar a Europa no caminho certo para alcançar emissões zero de aquecimento global até 2050. Em reacção a este desenvolvimento, Martin Dorsman, Secretário-Geral da ECSA, mostrou-se satisfeito com o «plano ambicioso» de Ursula von der Leyen.

Transporte marítimo está «pronto» para colaborar, frisou Martin Dorsman

AGEPOR Navio Cima Contentores«Mudar para um transporte de emissões zero inteligente e seguro requer uma mudança radical em toda a indústria marítima e nas suas próprias cadeias de abastecimento, desde produtores de combustíveis até tripulação a bordo. O transporte marítimo europeu está pronto para trabalhar com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, juntamente com nossos parceiros marítimos, para transformar em realidade os objectivos do Green Deal Europeu», declarou ontem Martin Dorsman, Secretário-Geral da ECSA (European Community Shipowners’ Associations).

Recorde-se que o objectivo principal deste ‘acordo ecológico’ é o de alcançar uma Europa «neutra» em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE) zero até 2050, uma meta que será consagrada numa lei a ser apresentada em Março de 2020. Sob as iniciativas de transporte, ‘combustíveis alternativos sustentáveis’, como os biocombustíveis e o hidrogénio, serão promovidos na aviação, em veículos pesados ​​e em embarcações onde a electrificação não é actualmente possível.

«Este é o homem da Europa no momento da lua», declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen em comunicado, na sequência do anúncio do acordo. «O nosso objectivo é reconciliar a nossa economia com o planeta” e «fazê-la funcionar em prol das pessoas».

Photo: https://www.flickr.com/photos/internationaltransportforum/47950939232/

  • Copyright – OECD / ITF 2019 / Simone M. Neumann
  • Credit OECD / ITF 2019 / Simone M. Neum

 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com