locomotiva medway

Medway constrói «maior terminal ferroviário de mercadorias» ibérico em Famalicão, revelou autarquia

Terrestre Comentários fechados em Medway constrói «maior terminal ferroviário de mercadorias» ibérico em Famalicão, revelou autarquia 2306
Tempo de Leitura: 2 minutos

A autarquia de famalicense anunciou que Vila Nova de Famalicão albergará, no futuro, o «maior terminal ferroviário de mercadorias» da Península Ibérica – o investimento de 35 milhões de euros será levado a cabo por uma «empresa líder» no sector da ferrovia, a Medway, revelou a Câmara de Famalicão através de um comunicado enviado à Lusa.

Terminal servirá os portos de Leixões e Sines

Na missiva, a autarquia detalha que o novo terminal ferroviário será edificado ao abrigo de um protocolo assinado entre a câmara e a Infra-estruturas de Portugal (IP), servindo os portos de Leixões e Sines, e assim dando «resposta à necessidade de aumentar a capacidade de movimentação de contentores no Norte do país».

Conclusão da obra prevista para 2020

«A construção do terminal iniciar-se-á assim que o respectivo projecto obtenha as necessárias licenças, prevendo-se a sua conclusão para o início de 2020», adiantou a Câmara, que projectou ainda a criação de cerca de uma centena de postos de trabalho – directos e indirectos – «para operacionalizar este terminal».

Terminal contará com seis linhas de 750 metros e 10 mil TEU de capacidade de parqueamento

O terminal abrangerá cerca de 200 mil metros quadrados de área, contando com seis linhas de 750 metros e uma capacidade de parqueamento de contentores de 10 mil TEU – o que equivale a mais de 500 mil movimentos anuais. Este será ainda «equipado com as tecnologias mais modernas, ao nível dos melhores terminais do mundo», frisou a autarquia.

A assinatura do protocolo entre a empresa, autarquia e IP está marcada para o dia 16 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão e contará com as intervenções de Carlos Vasconcelos, administrador da Medway, Pedro Marques, Ministro do Planeamento e Infra-estruturas e de António Laranjo, presidente do Conselho de Administração da IP.

Com Lusa

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com