Medway 4000 siscog

Medway dá mais um passo na construção do terminal do Lousado

Notícias, Terrestre Comentários fechados em Medway dá mais um passo na construção do terminal do Lousado 705
Tempo de Leitura: 1 minutos

A Medway deu mais um importante passo para a construção do terminal ferroviário de mercadorias do Lousado, em Famalicão, com a assinatura, na semana passada, do contrato de urbanização.

Este será o maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica, no qual a Medway deverá investir em 63 milhões de euros.

A Medway assinou o contrato para a urbanização com a Unidade de Execução da Área de Acolhimento Empresarial de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, onde será erguida esta infraestrutura.

«O processo vai mesmo para a frente», garante Carlos Vasconcelos

Na cerimónia de assinatura do contrato, o presidente da Medway, Carlos Vasconcelos, referiu que, apesar dos atrasos, “o processo vai mesmo para a frente”, adiantando que a construção do terminal deve arrancar no início do segundo semestre deste ano.

“Ao aproximarmo-nos do local de recepção das mercadorias estamos a encurtar as distâncias. Com esta obra traremos o Porto Marítimo para Famalicão”, referiu ainda Carlos Vasconcelos, acrescentando que “este terminal irá permitir uma maior proximidade, reduzir distâncias e, claro, baixar custos”.

A previsão é que o novo terminal esteja operacional já no início de 2023, sendo constituído por quatro linhas férreas de 750 metros, numa área de 220 mil metros quadrados e capacidade para 11 mil TEU.

“Todos percebemos a importância deste projecto para Portugal. É um investimento fundamental para o desenvolvimento económico do país e a sua implementação em Vila Nova de Famalicão, no centro de uma região que é uma verdadeira locomotiva económica nacional, é a garantia para a sua rentabilização”, referiu Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com