
Medway almeja activação de auto-estrada ferroviária que ligue Portugal à França
Terrestre 5 Abril, 2018 Comentários fechados em Medway almeja activação de auto-estrada ferroviária que ligue Portugal à França 623A recente entrevista de Carlos Vasconcelos revelou, para além dos temas já abordados pela Revista Cargo, que a operadora ferroviária Medway pretende colocar em marcha um plano com vista ao lançamento de uma ligação ferroviária entre a França e Portugal.
De acordo com o líder da Medway, a companhia solicitará a intervenção do Governo para dialogar com o homólogo espanhol, no sentido de se encetarem esforços conjuntos que permitam a materialização de uma conexão capaz de «trazer o camião para dentro do comboio».
Solução ferroviária poderá reduzir o congestionamento rodoviário e emissões
Segundo Carlos Vasconcelos, existem, no circuito ferroviário espanhol, três túneis que não permitem – devido às suas dimensões – a passagem de comboios que transportem veículos (especialmente camiões), sendo por isso necessário que o Executivo espanhol avance com intervenções que possibilitem esse tipo de transporte via ferroviária. Na sua visão, essa auto-estrada ferroviária ajudaria a «reduzir o congestionamento rodoviário e as emissões de CO2», sendo uma medida benéfica «para todos».
Mas para que o projecto inter-fronteiras seja uma realidade, Carlos Vasconcelos alerta que este «depende dos espanhóis». «Estamos preparar uma exposição ao Governo para que este sensibilize o governo espanhol para a necessidade de intervir nesses três túneis», desvendou ao jornal ‘Público’.
Medway quer relançar serviço ferroviário da Autoeuropa
Esta possível auto-estrada ferroviária seria também do interesse de Espanha, pois «retiraria camiões da famosa auto-estrada de Salamanca a San Sebastián», afirmou o líder da Medway. Patente ficou também, durante a entrevista, a intenção de relançar o serviço ferroviário que ligou a fábrica da Volkswagen (Autoeuropa, em Palmela) à Alemanha, mas «só quando existir uma distribuição dos canais feita pelo centro europeu de controlo de tráfego ferroviário».