Medway ferrovia linhas

Medway sobe investimento em terminal de Famalicão para os 63 milhões de euros

Logística, Terrestre Comentários fechados em Medway sobe investimento em terminal de Famalicão para os 63 milhões de euros 274
Tempo de Leitura: 2 minutos

A informação foi avançada pela autarquia – vai avançar o investimento da empresa Medway em Famalicão, na sequência de «diversos melhoramentos» introduzidos no projecto no novo terminal ferroviário, que estava já gizado e previa um investimento inicial de 35 milhões de euros. Agora, a revisão do projecto aumenta a fasquia para os 63 milhões – a sua apresentação pública ocorre esta Terça-feira.

«A Medway, empresa líder no transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, vai apresentar, Terça-feira, 14 de Setembro, o projecto para o terminal ferroviário de mercadorias e a respectiva unidade de execução, que ficará localizado na Freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão», adiantou a autarquia, através de um comunicado ontem divulgado. Com quatro linhas férreas de 750 metros, a futura infra-estrutura da empresa logística e ferroviária contará com uma área de 220 mil metros quadrados e capacidade para cerca de 11 mil TEU.

Carlos Vasconcelos MedwayO projecto inclui ainda uma ligação para contentores refrigerados (também apelidados de reefer), área reservada para cargas perigosas, espaços para armazenagem e serviços logísticos, parque seguro para camiões, oficinas e vigilância 24 horas. Recorde-se que a informação sobre a construção de um terminal ferroviário de mercadorias em Vila Nova de Famalicão foi primeiramente avançada em Janeiro de 2019, pela própria autarquia. À data, o investimento previsto fixava-se nos 35 milhões de euros. A infra-estrutura servirá os portos de Sines e Leixões.

«Estamos a falar de um investimento que ultrapassará seguramente de 35 milhões de euros. Surgirá um terminal rodo-ferroviário numa área de 200 mil metros quadrados, pavimentada, com 6 linhas de caminho de ferro com mais de 750 metros, armazém, pórticos e equipamento para movimentação das cargas, um tecão para a descarga de comboios de areia, movimentação de madeiras, caixas móveis, ou seja, todo o tipo de mercadorias que nós queremos movimentar através deste terminal», declarava, nesse mesmo mês, o administrador Carlos Vasconcelos.

Quais as motivações que conduziram à escolha desta específica localização para a construção de um terminal? «Essencialmente, pela indústria exportadora que existe na região – é um dos concelhos com maior volume de exportação do país – existe já aqui uma indústria sediada e, por outro lado, em termos de localização geográfica, em termos ferroviários, era uma das melhores localizações que poderíamos escolher», disse ainda.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com