Mega-iniciativa ‘One Belt One Road’ pode minar metas do Acordo de Paris, alerta estudo

Logística, Marítimo, Terrestre Comentários fechados em Mega-iniciativa ‘One Belt One Road’ pode minar metas do Acordo de Paris, alerta estudo 383
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com uma famosa unidade de investigação chinesa, o mega-projecto infra-estrutural One Belt One Road, idealizado pelo Governo chinês (liderado por Xi Jinping) e do qual Portugal faz oficialmente parte, pode minar os objectivos do Acordo de Paris sobre o clima.

One Belt One Road pode anular sabotar objectivos do Acordo de Paris

Segundo adiantou a Lusa, citando resultados do estudo, uma análise do impacto ambiental das infra-estruturas concluiu que a iniciativa (sustentada em massivos investimentos infra-estruturais em vários países) pode colocar em xeque o objectivo definido no Acordo de Paris de 2015, de manter o aquecimento global abaixo dos 2 graus celsius, em comparação com os níveis pré-industriais. Recorde-se que a China é hoje a maior emissora de gases causadores do efeito estufa, correspondendo a 30% das emissões globais.

O estudo do Centro de Finanças e Desenvolvimento da Universidade Tsinghua colocou na mira os efeitos do desenvolvimento de portos, oleodutos, ferrovias e rodovias em 17 dos países e concluiu que Rússia, Irão, Arábia Saudita ou Indonésia devem reduzir as suas emissões de CO2 em 68%, até 2050, para cumprir com o Acordo de Paris. De acordo com as conclusões do relatório, os 126 países que integram a iniciativa correspondem a 28% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

«Se continuarmos por este caminho, mesmo que todos os outros países do mundo, incluindo os Estados Unidos da América, países europeus, China ou Índia cumpram as metas, as emissões de carbono mundiais continuarão a explodir», concluiu Simon Zadek, do centro da Tsinghua. Para Zadek, Pequim deve ter uma «política coerente» para a redução das emissões de CO2 no país e no exterior. O estudo foi realizado em conjunto com a consultora Vivid Economics e a fundação ClimateWorks Foundation.

Com Lusa

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com