mercadona

Mercadona exporta para Espanha 90% das compras a fornecedores portugueses

Empresas Comentários fechados em Mercadona exporta para Espanha 90% das compras a fornecedores portugueses 297
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Mercadona revelou que exporta actualmente 90% das suas compras a fornecedores comerciais portugueses para Espanha, onde tem mais de 1.600 lojas. Em 2019, a empresa adquiriu 126 milhões de euros em produtos nacionais – mais 43% do que em 2018, ano em que fez compras no valor de 88 milhões de euros. Além das lojas de Espanha, os produtos destinam-se também às lojas em Portugal, onde a Mercadona tem 10 lojas.

Ligação da Mercadona com fornecedores lusos «tem-se intensificado»

«A nossa relação com fornecedores portugueses começou antes da nossa vinda para o país e tem-se intensificado ao longo dos anos», introduziu Elena Aldana, Directora-geral Internacional Relações Externas da Mercadona, citada por uma missiva da empresa, que actualmente com mais de 300 fornecedores portugueses, «com os quais colabora dentro da sua política de Cadeia Agro-alimentar Sustentável, respeitando os princípios da legislação europeia e portuguesa em vigor e sendo assinante do Código de Boas Práticas na Cadeia Agro-alimentar».

Mercadona«Sempre procurámos oferecer um sortido diferenciado, com produtos de elevada qualidade e a preços competitivos aos nossos ‘Chefes’ e, desde que passámos a ter fornecedores especialistas em produtos e que conhecemos mais e melhor os fornecedores em Portugal, o número de fornecedores com os quais trabalhamos cresceu. Estamos muito satisfeitos com a nossa cadeia de abastecimento que, durante a actual crise de saúde, demonstrou uma capacidade de resposta excepcional perante os desafios, para que nada falte na mesa dos portugueses», acrescentou Elena Aldana.

Desde 2016, a Mercadona já comprou um total de 329 milhões de euros a fornecedores comerciais portugueses. A fruta, os lacticínios e o peixe são alguns dos exemplos de produtos comprados no nosso país. Por exemplo, em 2019, a empresa comprou 1.160 toneladas de Pera Rocha; 3.795 toneladas de Maçã Royal Gala e 2.350 toneladas de Maçã Golden a fornecedores portugueses como Cooperfrutas, Frutas Cruzeiro, Patrícia Pilar, Global Fruit, Lusopera ou Frutitaipina. No mesmo ano, a Mercadona comprou também 22 toneladas de Banana da Madeira.

Já nos Açores, a Mercadona tem trabalhado com a Lactaçores, à qual adquire manteiga e leite para as lojas de Portugal, e vários tipos de queijo, como o queijo flamengo ou o queijo da ilha, para as lojas de Portugal e Espanha. Em 2019, foram adquiridos 127.000 quilos de queijo e cerca de 30.000 litros de leite nos Açores, além do comprado em Portugal continental. A empresa tem uma política de apoio aos sectores de produtos que atravessam períodos mais sensíveis, onde se enquadra o do leite, pelo que 100% do leite vendido em Portugal é português.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com