camião mercadona

Mercadona inicia teste com um camião 100% eléctrico e livre de emissões GEE, PM e NOx

Empresas, Veículos Comentários fechados em Mercadona inicia teste com um camião 100% eléctrico e livre de emissões GEE, PM e NOx 274
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Mercadona, em colaboração com os fornecedores Scania, Acotral, Frigicoll e ThermoKing, iniciou um teste laboratorial nos seus processos logísticos com a incorporação na sua frota de um novo modelo de camião 100% eléctrico.

Este novo projecto permitirá à Mercadona reduzir ainda mais o impacto da sua actividade nas diferentes cidades onde a empresa está presente e, desta forma, reforçar o seu compromisso para com os objectivos do Pacto Verde Europeu e para com a Lei sobre Alterações Climáticas (Espanha).

O novo veículo sem emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) durante o transporte traz consequências positivas para a protecção e conservação do meio ambiente. Além disso, este novo motor contribui para melhorar a qualidade do ar das cidades, ao eliminar igualmente os gases mais prejudiciais para a saúde das pessoas, como, por exemplo, aqueles que geram partículas menores (PM) a 10 mícrones e Óxido de Nitrogénio (NOx).

Este projecto da Mercadona e dos seus fornecedores também contribui para reduzir a contaminação acústica, com uma diminuição muito relevante do ruído que, graças a este tipo de motor e ao design do veículo, alcança um nível sonoro apenas perceptível para o ouvido humano. Dotado de um motor Scania de 300 kWh, o novo camião é multi-temperatura, dispõe de um motor eléctrico alimentado por bateria de iões de lítio com uma autonomia máxima de 220 km e de um tempo de carregamento completo a 230 kW em corrente contínua de 90 minutos.

Durante o período de testes, que será realizado com 1 unidade já incorporada na frota da Acotral, a Mercadona prevê optimizar os processos de carregamento, que realizará num dos cais do seu bloco logístico de Ciempozuelos (em Madrid), com o objectivo de aproveitar ao máximo os tempos de descanso dos condutores e os horários de carga de mercadorias. Concebido para âmbitos urbanos, tanto para descargas diurnas como nocturnas, trata-se de um camião rígido com capacidade para 21 paletes e uma Massa Máxima Autorizada de 26 toneladas.

O seu equipamento de frio, também 100% eléctrico e ligado à mesma bateria que o motor, é a versão Frigoblock da ThermoKing e permite-nos não só eliminar as emissões de Gases do equipamento de frio, mas também poder circular com o equipamento ligado nos núcleos urbanos, graças a uma importante redução da poluição acústica. Em comunicado, a empresa frisa que o projecto materializa «o compromisso que a Mercadona e os seus fornecedores logísticos têm com o transporte sustentável e a convivência com os vizinhos».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com