Mercedes-Benz eActros começa a ser testado em operações diárias

Veículos Comentários fechados em Mercedes-Benz eActros começa a ser testado em operações diárias 466
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Mercedes-Benz Trucks foi notícia em 2016 quando se tornou a primeira fabricante mundial a apresentar o seu camião eléctrico. Agora, é notícia porque o eActros está a ser lançado à estrada, em ambiente real.



A fabricante alemã colocará, nas próximas semanas, dez veículos eActros (com peso bruto que vai das 18 às 25 toneladas) nas mãos de parceiros-chave, que testarão o modelo nas suas operações diárias. Os parceiros da Mercedes-Benz Trucks testarão a eficiência e viabilidade do camião eléctrico da fabricante em ambiente real, com uma comparação entre a performance ecológica do eActros face aos camiões a diesel.

«Estamos a passar as duas variantes – de dois e três eixos – do nosso camião eléctrico para as mãos dos clientes. Inicialmente, o foco será no transporte de mercadorias no centro da cidade e nos serviços de entrega», refere Stefan Buchner, da Mercedes-Benz Trucks.

Testes em ambiente real antecedem produção em série

A Mercedes-Benz Trucks seleccionou dez parceiros na Alemanha e na Suíça para o início dos testes, abrangendo sectores que vão do retalho à construção. Na Alemanha, seleccionou dez parceiros: Dachser, Edeka, Hermes, Kraftverkehr Nagel, Ludwig Meyer, Pfenning Logistics, TBS Rhein-Neckar e Rigterink. Da Suíça chegam os restantes dois: a Camion Transport e a Migros.

Os dez parceiros vão testar os camiões em ambiente real durante doze meses. Depois, os veículos seguirão para um novo leque de parceiros da Mercedes-Benz Trucks que os testarão em ambientes diferentes por mais doze meses. Ou seja, dois anos de testes em operações reais e quotidianas. O objectivo da fabricante alemã é aperfeiçoar o modelo e a sua performance antes de dar início à produção em série, chegando verdadeiramente ao mercado em 2021.

Daimler quer liderar na mobilidade eléctrica

Na apresentação do eActros, Martin Daum, líder da Daimler Trucks and Buses, admitiu que este passo é mais um no sentido de posicionar a fabricante na liderança também neste segmento: «A Daimler Trucks é sinónimo de liderança em inovação, aliada a uma atitude realista e pragmática. Isso é particularmente verdade quando se trata de mobilidade eléctrica». Recorde-se que a fabricante tem já soluções como a Mercedes-Benz eVito e a Mitsubishi Fuso eCanter.

E acrescentou que o trabalho com os seus parceiros será chave nesses desenvolvimentos: «Agora queremos trabalhar em conjunto com os nossos clientes para avançar rapidamente com o desenvolvimento do eActros, para que este se torne uma solução viável em operações quotidianas, exigentes tecnicamente e comercialmente».

«Estamos a iniciar esse processo com uma frota de inovação e apoiando os testes em ambiente de logística do dia a dia dos nossos clientes. Isto irá permitir-nos definir exactamente o que resta ser feito, em termos de questões técnicas, infra-estrutura e serviços, para tornar a Mercedes-Benz eActros competitiva», concluiu Martin Daum, que falou também do concorrente eléctrico Tesla Semi.

 



Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com