Metropolitano de Lisboa

Metropolitano de Lisboa prossegue expansão com investimento de 76 milhões de euros

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O Metropolitano de Lisboa (ML) aprovou, no dia 13 de Agosto, o lançamento de concurso público com publicidade internacional, para adjudicação da Empreitada de projecto e construção dos acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do plano de expansão – prolongamento das linhas Amarela e Verde – extensão Rato-Cais do Sodré – Metropolitano de Lisboa (Lote 4). O investimento situa-se nos 76 milhões de euros.

O concurso enquadra-se no plano de expansão da rede do ML para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré, que viabiliza a criação de um anel envolvente na zona central de Lisboa, e é sequencial às empreitadas em curso, respeitantes aos lotes 1 e 2, para a construção dos Toscos dos Lotes Rato/Santos e Santos/Cais do Sodré e à Empreitada de Projecto e Construção dos Toscos, Acabamentos e Sistemas no âmbito da concretização do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa Prolongamento das Linhas Amarela e Verde – Viadutos do Campo-Grande (Lote 3).

Metropolitano de Lisboa ML

Neste contexto, encontram-se compreendidos, nomeadamente, mas não só, os trabalhos de acabamentos, incluindo alvenarias, revestimentos, serralharias, vidraceiro, mobiliário e sinalética, as redes hidráulicas, eléctricas, de telecomunicações e de supervisão das instalações técnicas, redes de dados e de segurança, bem como os trabalhos de via-férrea e sistemas de bilhética, detalhou o Metropolitano de Lisboa, em comunicado.

O concurso agora lançado pelo Metropolitano de Lisboa tem um preço base de 76.513.869,00 euros, acrescido de IVA, devendo os trabalhos a realizar prever todas as funcionalidades para a regular operação do Metropolitano na sua rede e, ainda, as condicionantes próprias de uma construção em ambiente urbano, mantendo a rede do metropolitano em exploração. O prazo de apresentação das propostas neste concurso é de 90 dias.

«O plano de expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objectivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação e a descarbonização», vincou a entidade.

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